Paralisação dia 27 de abril e ônibus que atende professores da Uefs integram pauta da assembleia desta terça (19)

19/04/2022

Ouvir a matéria:

A diretoria da Adufs convoca assembleia para esta terça-feira (19), às 16h45, no formato remoto. Além dos informes da Assessoria Jurídica da Adufs, integram a pauta a paralisação docente no dia 27 de abril com ato público em Salvador, mais o ônibus da Uefs responsável pelo deslocamento dos docentes da Uefs entre Salvador e Feira de Santana. A reunião deliberativa ocorrerá através do Google Meet, serviço de comunicação por vídeo. O link de acesso à sala virtual será enviado aos e-mails dos docentes. 

 

A paralisação das atividades acadêmicas no dia 27 deste mês foi indicada pelo Fórum das ADs para apreciação em assembleia da categoria nas quatro universidades estaduais baianas. Nesta data, está programado um ato público unificado às 14h, na capital baiana. O local será informado assim que definido. A diretoria da Adufs disponibilizará o transporte para Salvador, que sairá do Módulo IV da Uefs. O horário da partida será divulgado assim que definido. Quem quiser endossar a manifestação precisa confirmar presença com a secretaria do sindicato até o dia 26 de abril, às 12h, através do e-mail: [email protected].

 

Com o protesto em Salvador, os docentes pretendem denunciar à população o sucateamento imposto pelo governo Rui Costa às universidades, materializado através do subfinanciamento institucional e da deterioração das condições de trabalho e estudo. Os/as docentes também irão expor a reivindicação pela reabertura do diálogo para a retomada da mesa de negociação, suspensa pelos gestores públicos há quase 890 dias, e pelo reajuste salarial. Depois de sete anos sem reposição, o governo Rui Costa concedeu um reajuste de 4%, abaixo da inflação. Com queda no poder de compra, a categoria acumula a maior perda salarial dos últimos trinta anos!

 

Paralelo à mobilização, as diretorias das associações docentes cobram respostas às diversas solicitações de reuniões com o governo. Na semana passada, os docentes novamente procuraram os representantes de Rui Costa para reivindicar a reabertura do diálogo. O governo informou que ainda não tinha se reunido com a categoria porque a pretensão era fazê-lo com resposta para apresentar. O fato é que a pauta de reivindicação é velha conhecida dos gestores públicos, pois trata-se do documento já apresentado em anos anteriores, com atualização. Portanto, houve tempo suficiente para apresentação concreta de solução à pauta dos professores. O que não existe é vontade política. O nome do professor da Uefs e ex-secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, como postulante ao cargo de governador da Bahia é uma clara demonstração de que o projeto de sucateamento das universidades estaduais da Bahia continuará a ser defendido pelo governo.

 

Ônibus Salvador X Feira

Os diretores da Adufs tiveram conhecimento de problemas envolvendo o ônibus que trafega entre Salvador e Feira de Santana, transportando docentes da capital baiana até o campus universitário. Preocupada em contribuir com a normalidade do serviço, a diretoria foi até ao local de embarque e desembarque, na Uefs, na semana passada, ouvir os professores. Conforme relato dos que utilizam o transporte, os passageiros que excedem à lotação de um ônibus, que dispõe de 50 vagas, ficam com a viagem comprometida por não poderem ir ao campus ou voltar para suas residências. Isso porque, conforme o contrato firmado com a empresa, cada veículo só pode fazer o deslocamento se houver um número mínimo de quatro servidores.


Diante desta e de outras demandas relacionadas ao transporte entre ambas as cidades, os docentes que viajam no ônibus encaminharam, juntamente com diretores presentes à conversa ocorrida na semana passada, discutir a pauta na assembleia da categoria.  

Leia Também