Fórum das ADs intensifica denúncia de descaso do governo da Bahia contra professores e professoras das universidades estaduais

12/04/2022

Ouvir a matéria:

Chegando ao fim de mais um mandato do governo Rui Costa, a constatação óbvia para docentes das Universidades Estaduais da Bahia é a de que este é um governo que trabalhou sistematicamente pela precarização das relações trabalhistas e sucateamento das universidades públicas.  Ataques aos direitos trabalhistas, arrocho salarial, sobrecarga de trabalho, escassez de financiamento dessas instituições, falta de autonomia e sucateamento da infraestrutura são algumas das características que foram intensificadas nesses últimos anos sem a abertura espontânea de qualquer canal de diálogo com o governo. Diante do maior arrocho em 30 anos, as condições que já eram precárias foram ainda mais agravadas com o aumento da inflação e a alta desenfreada dos preços. Apesar disso, o governo do Estado, que fechou mais um ano em superávit, ofereceu aos docentes, após sete anos, reajuste abaixo da inflação com valor vexatório diante das perdas acumuladas.



Nessa conjuntura, a intensificação da luta é necessária para pressionar o governo a negociar com a categoria, já que a mesa de negociação foi suspensa há quase três anos. A terceira etapa da campanha do Fórum das ADs, lançada nas últimas semanas, é um capítulo importante desse processo de ampliação das lutas. Por meio de outdoors, busdoors, veiculação de spot em rádios, vídeo em TV aberta, nota em jornal impresso, além das produções para mídias sociais, o Fórum denuncia o descaso do governo Rui Costa com os/as docentes e as universidades.


Durante todo o seu mandato, a propaganda tem sido a principal aliada deste governo que se utiliza da máquina pública para produzir desinformação com o objetivo de deslegitimar a reivindicações do movimento docente. Enquanto isso, submete a categoria a recorrer, como nunca antes, aos processos judiciais para tentar garantir direitos básicos previstos na constituição. “Valorizar professores e universidades não é gasto, é investimento!”, é o que defende o Fórum das ADs.


Nesta segunda (11), foi publicada uma nota do Fórum das ADs no jornal A Tarde. O conteúdo chama a atenção da população sobre a situação vivida pelos professores e professoras das universidades estaduais. O documento denuncia os ataques aos direitos dos/das docentes promovidos pelo governo Rui Costa, que chegou até mesmo a alterar o Estatuto do Magistério Superior. A publicação faz parte da campanha que está sendo promovida pelo conjunto dos movimentos docentes das universidades estaduais baianas, em defesa da valorização da carreira docente. A retomada do diálogo interrompido ainda em 2019 é uma reivindicação do Fórum, além do aumento do percentual no reajuste salarial, já que o concedido foi abaixo da inflação.


Não se trata de apenas mais um governo inimigo da educação pública, o projeto de destruição das instituições desenvolvido por este governo está alinhado com um projeto nacional de estrangulamento das universidades públicas para beneficiamento da iniciativa privada. Se no cenário nacional cresce a expectativa de mudança no cargo de presidente, no cenário estadual a indicação do nome de Jerônimo Rodrigues, atual secretário da Educação, mostra que não haverá tempo sequer para a criação de falsas expectativas.


A eleição do professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), que se nega a dialogar com os seus próprios colegas, representaria a continuidade de um governo que tem se mantido no poder há quase 16 anos com pouco diálogo com o movimento docente e a não priorização e valorização da carreira. Deste modo, e diante dos outros candidatos que se apresentam na corrida eleitoral para ocupar a cadeira principal da governadoria, não há alternativa senão intensificar as lutas, com autonomia e independência, em defesa da educação pública e dos direitos trabalhistas dos/das docentes. 

Leia Também