Professores da rede municipal desocupam a Prefeitura, mas greve continua

05/04/2022

Ouvir a matéria:

Ocupação do Paço Municipal foi violentamente reprimida pelo governo Colbert Martins

Os professores da rede pública municipal de Feira de Santana desocuparam a Prefeitura na tarde da última sexta-feira (1º). Durante os dois dias da mobilização, a categoria enfrentou a truculência do governo Colbert Martins. Além de suspender o fornecimento de água e luz, proibir a entrada de comida, medicamentos e água, o governo utilizou-se da Guarda Municipal que agrediu violentamente professores, vereadores e profissionais da imprensa com spray de pimenta, pontapés e socos. Um dos representantes do legislativo teve um dente quebrado e um assessor foi algemado e mantido isolado, sem informações sobre seu estado de saúde. Apesar da suspensão da atividade na Prefeitura, a greve continua. A continuará reivindicando reunião com a secretária da Educação, Anaci Paim.

 

Utilizando-se de variados meios para desgastar o movimento e inviabilizar a ocupação, a Prefeitura deu entrada em uma ação na Justiça. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, Nunisvaldo dos Santos, autorizou, por meio de liminar, a requisição da força policial para garantir o desbloqueio dos prédios da Prefeitura Municipal e suas imediações. O pedido de liminar tem como réus o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Dantas Torres, a diretora da APLB Feira, Marlede Oliveira Dias, o vereador Jonathas Monteiro, o chefe de comunicação da Câmara Municipal, Marcos Valentin Melo, e a Delegacia Sindical Sertaneja (APLB Sindicato).

 

Apoio

Desde quinta-feira (31), quando foi deflagrada a greve e ocorreu a ocupação da Prefeitura, a diretoria da Adufs e alguns professores da Uefs acompanham a mobilização. Além de comparecerem ao Paço Municipal, também foram à vigília desta manhã (1º), endossada também por estudantes da universidade. Solidária à luta e em repúdio à violência praticada pelo governo municipal, a diretoria disponibilizou um ônibus nos turnos matutino e vespertino para o transporte de quem quisesse ir ao local somar-se aos professores. Os diretores também lançaram uma nota e divulgaram uma moção aprovada no 40º Congresso do ANDES-SN. Os documentos foram entregues aos vereadores, partidos políticos, imprensa e entidades presentes à Prefeitura, nesta sexta (1º).

 

Leia mais.

Leia Também