Lucro recorde dos Correios confirma que privatização é crime lesa-pátria

22/03/2022

Ouvir a matéria:

Os Correios registraram um lucro de R$ 3,7 bilhões em 2021, o dobro do registrado em 2020. É o terceiro ano seguido de ganhos na estatal, que aumentou o volume de operações e receitas durante a pandemia da Covid-19. Entre os principais motivos apresentados pela direção da empresa para o resultado foi o comércio eletrônico. O crescimento de volume de encomendas em datas promocionais, como a Black Friday e Singles Day, foi superior em 40% em comparação aos mesmos períodos em 2020.

 

O presidente dos Correios, Floriano Peixoto, reconheceu que os Correios são um dos maiores operadores logísticos do Hemisfério Sul e têm condições de competir com outras empresas no setor. Mesmo assim, o Projeto de Lei (PL) 591/2021, que abre caminho para a privatização dos Correios, foi aprovado na Câmara em agosto do ano passado, e, por enquanto, está parado no Senado. O PL vende 100% da empresa, que passaria para o total controle privado. Além do aumento de preços e demissão em massa, a piora no atendimento à população será outra consequência.

 

“Os Correios não dependem de repasses da União. Ao contrário, dá lucro. É uma empresa estratégica e é exatamente por isso que o setor privado está de olho nela e o governo entreguista de Bolsonaro está disposto a entregá-la de mão beijada. Não podemos permitir. É preciso pressão total no Senado para barrar a privatização dos Correios. Defendemos uma empresa 100% estatal e sob controle dos trabalhadores”, afirmou o dirigente da Fentect e integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Geraldinho Rodrigues.

 

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição

Leia Também