Em Aula Magna, diretor da Adufs critica tratamento do governo à educação e lembra do compromisso com a entrega da máscara de proteção facial

09/03/2022

Ouvir a matéria:

O sindicato foi representado pelo diretor Francisco José Bezerra Souto

Em Aula Magna que deu início ao semestre letivo 2022.1 da Uefs, no formato presencial, segunda-feira (8), a diretoria da Adufs reforçou algumas ações necessárias para o retorno seguro de todos ao campus e ressaltou a necessidade de uma mudança na política educacional baiana. O sindicato foi representado pelo diretor Francisco José Bezerra Souto, presente à mesa do evento.

 

Souto falou emocionado da satisfação na retomada presencial às atividades na Uefs, mas alertou sobre os desafios do momento por conta dos riscos impostos pela pandemia. Diante do contexto, solicitou à comunidade acadêmica cuidado e responsabilidade consigo e com o outro. O docente também registrou a importância de a Administração Central da instituição cumprir o acordo firmado com a diretoria da Adufs, em reunião, e garantir a entrega da máscara de proteção facial aos docentes. “A garantia do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é obrigação do empregador. Está previsto em lei”, lembrou Souto, acrescentando que a política para a Educação no estado deve ser alterada. O governo considera a educação um gasto, o que não é verdade. Educação é investimento! Este é um período de recomeço das atividades, mas, também de intensificação da nossa luta pela educação pública”, disse o professor.


O reitor Evandro do Nascimento destacou a importância da Uefs na produção do conhecimento científico, inclusive com ações de combate à Covid-19, e lembrou que a instituição funcionou durante todo o período pandêmico. Diante da grandiosa contribuição da universidade para uma sociedade justa e igualitária, citou a necessidade do o governo estadual garantir recursos financeiros e do corpo técnico para suprir demandas da instituição. “O fazer universidade sempre foi um compromisso com a liberdade criativa inerente ao saber, com a liberdade de cátedra, com a perspectiva educacional humanista e emancipatória do ser e com o pensamento crítico. É para manter vivos e fortalecidos esses princípios que estamos voltando às atividades presencialmente. E essa universidade, para cumprir este papel, precisará da sensibilidade e do apoio de quem nos financia – do governo do Estado. Recursos financeiros e humanos são ainda necessários para suprir carências que as universidades públicas estaduais da Bahia vêm sofrendo por anos, acumuladamente”, informou o reitor.


Tema

O tema da Aula Magna foi Cultura e Democracia, ministrada pelo sociólogo e ex-ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, mais conhecido como Juca Ferreira. Em sua fala, o palestrante disse que está tentando se consolidar no Brasil e na América Latina um Estado sem compromisso com os direitos fundamentais da população. O sociólogo registou que a cultura tem uma importante função social e força para barrar os retrocessos em curso pelos governos. “Uma verdadeira tecnologia social foi inventada pelos oprimidos de toda a América Latina e, em especial no Brasil, para compensar a ausência do Estado, de direitos e de futuro.  A cultura deve ser entendida como meio de empoderamento, de dignidade e de qualidade de vida. A diversidade cultural, uma realidade de todo o continente, deve ser vista com uma função social absolutamente relevante, inclusive, como matriz de uma economia poderosa. Este é um grande passo e que certamente poderá dar uma grande contribuição para a modernização profunda e rápida que as nossas sociedades precisam para que todos possam viver com dignidade no século XXI”.


Além do diretor da Adufs, compuseram a mesa da Aula Magna a diretora de cultura e desporto do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest) da Uefs, Maria Rita Suzarte; o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento; a vice-reitora, Amali Mussi; e o coordenador executivo de programas e projetos estratégicos da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Marcius de Almeida.

Leia Também