Ato no pórtico da UEFS reúne docentes para exigir máscaras de proteção para o retorno presencial

09/03/2022

Ouvir a matéria:

Docentes exigiram a distribuição de máscaras de proteção

Conforme deliberação em assembleia, nesta segunda-feira (7), data em que foram retomadas as atividades acadêmicas presenciais, docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) se reuniram no pórtico da universidade para exigir a distribuição de máscaras faciais para utilização no período de trabalho. Equipamentos de proteção, como é o caso da máscara facial, são garantias legais e devem ser fornecidos obrigatoriamente pelo empregador para assegurar condições sanitárias seguras aos trabalhadores/as quando expostos/as a riscos.

Diante das incertezas do cenário pandêmico, docentes reivindicam garantias mínimas para exercer suas funções com segurança. Além disso, as despesas acumuladas durante o período de ensino remoto evidenciam o descaso do governo do estado em relação aos direitos trabalhistas. Nesta conjuntura de arrocho salarial e reposição inflacionária insuficiente após sete anos sem o pagamento, não é mais uma possibilidade retroceder diante das investidas autoritárias e com objetivo de precarizar ainda mais as relações trabalhistas.


Para o professor da Uefs e diretor da Adufs, Elson Moura, o retorno às atividades é especialmente importante em decorrência das reivindicações dos docentes por uma educação essencialmente presencial e apenas contingencialmente remota, por conta dos prejuízos físicos, emocionais e qualitativos decorrentes do ensino remoto. Para que esta atividade presencial supra o déficit, ou pelo menos minimize os danos acumulados no período de total isolamento, é indispensável garantir melhores condições de trabalho e segurança sanitária para toda a comunidade acadêmica.  "Estamos aqui a partir de um encaminhamento de assembleia, mobilizados e mobilizadas. Mantemo-nos vigilantes e acompanhando as condições sanitárias que têm como marco principal, hoje, a distribuição de máscara. Equipamento de proteção é obrigação do patrão e direito dos trabalhadores e trabalhadoras", afirmou o professor.


Durante a manifestação foi possível visualizar ônibus superlotados entrando na universidade com estudantes e demais membros da comunidade acadêmica, o que aumenta a preocupação do movimento docente em torno das condições sanitárias que estão sendo negligenciadas diante de um retorno sem o adequado planejamento. A categoria seguirá acompanhando os protocolos de segurança implementados pela Administração Central da UEFS para avaliar a situação dos/das docentes neste retorno presencial.

Leia Também