Acesso à Adufs é interrompido até que seja concluída a readequação física da sede

04/03/2022

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Funcionamento será somente para expediente interno do corpo técnico

O funcionamento da Adufs a partir da próxima segunda-feira (7), quando retornam as atividades presenciais na Uefs, será somente para expediente interno do corpo técnico. O acesso à sede da seção sindical será permitido assim que finalizada a readequação física do espaço, para atender às normas de segurança sanitária contra a Covid-19 e garantir a saúde dos funcionários, docentes e demais membros da comunidade acadêmica. Outrossim, a entrada de professores às dependências do local está proibida até perdurarem as mudanças na estrutura. 


A adequação da sede da Adufs às normas de biossegurança para o retorno presencial conta com o suporte de uma assessoria técnica, contratada pela diretoria. Todo o protocolo com as especificações vai desde a adoção de regulamento institucional até a autofiscalização da própria Adufs no cumprimento dessas diretrizes. O parecer técnico será amplamente divulgado assim que concluído. 


Empenhada em reforçar os cuidados necessários à preservação da saúde de todos durante o retorno, a diretoria disponibilizará também avisos no acesso à Adufs. A partir dos próximos dias, estarão disponíveis na entrada da sede informações alertando sobre o uso obrigatório de máscara e um totem com álcool gel para intensificar as medidas de higiene necessárias para combater o novo coronavírus. No intuito de reduzir a quantidade de pessoas em circulação na sede da Adufs, o expediente dos funcionários sofreu alteração. A Assessoria Jurídica fará plantões híbridos às terças-feiras, das 14h às 16h. O pedido de agendamento deve ser feito até às 12h do dia do atendimento, seja ele presencial ou remoto, através do e-mail [email protected] ou pelo número (75) 98864-7205. 


Ensino presencial

Desde o ano passado, os docentes discutem a retomada das atividades presenciais. A categoria sempre defendeu este retorno com a garantia das condições de biossegurança, vacinação de todos e protocolo de biossegurança institucional, respaldado nos parâmetros do “Plano Sanitário e Educacional: em defesa da vida e da educação”, elaborado pelo ANDES-SN. Algumas das reivindicações dos docentes, nas assembleias, foram a exigência de comprovação de vacina para toda comunidade acadêmica, uso de máscaras e ampla divulgação do (s) protocolo (s) de biossegurança institucional. 


Ainda nas assembleias, muitos docentes relataram algumas preocupações, sendo as mais recorrentes a ventilação dos ambientes, uso de equipamentos compartilhados em algumas aulas, distanciamento social e garantia de máscara de proteção facial à comunidade acadêmica. O fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), inclusive, é de responsabilidade do empregador, conforme registrado pela diretoria da Adufs. 


Após o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe) aprovar a retomada presencial das atividades acadêmicas, advinda de um processo confuso e atropelado, também conforme denunciado pela Adufs, a diretoria permaneceu ainda mais atenta para que as deliberações da categoria fossem cumpridas. No dia 22 de fevereiro, diante da iminência do retorno presencial e das diversas dúvidas a serem esclarecidas, os diretores enviaram um ofício ao reitor e aos conselheiros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe). 


No documento, questiona se serão informados quais são e o que prevê os protocolos definidos em conjunto com as coordenações de espaços, setores e administradores das empresas contratadas pela universidade, conforme orientações do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da instituição. Os sindicalistas ainda perguntam se será apresentada uma análise conjuntural das condições sanitárias para o retorno e realizada ampla divulgação a todos os membros da comunidade acadêmica.


Em função da continuidade da pandemia e do surgimento de novas variantes, a diretoria empenha-se em evitar que a retomada presencial das atividades acadêmicas siga precarizando as condições de trabalho e estudo já evidenciadas durante o ensino remoto. 

 

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