Reitoria se compromete com fornecimento de máscaras de proteção sob demanda; informação será levada à plenária na assembleia desta quinta (3)

02/03/2022

Ouvir a matéria:

Reconhecendo a soberania da Assembleia realizada no último dia 24 de fevereiro, uma nova Assembleia foi convocada para esta quinta (3) e discutirá se a retomada das atividades presenciais pelo corpo docente será condicionada ao fornecimento de máscaras de proteção. A deliberação, vista com surpresa por alguns membros da Administração Central, é o reflexo de um conjunto de insatisfações que a categoria vem acumulando numa trajetória de intensa precarização das relações trabalhistas que se acentuou com as péssimas condições impostas em decorrência da pandemia por meio do trabalho remoto. No leque de prejuízos acumulados, retroceder diante de mais uma tentativa de negação dos direitos trabalhistas por parte do Governo do Estado não é uma opção. Vai ter luta!


Em reunião convocada para esta terça-feira (1º), em razão dos resultados da última Assembleia, a Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) buscou explicações sobre o que considerou ser uma decisão tomada no apagar das luzes, às vésperas do retorno presencial, uma vez que o Plano de Retomada das Atividades Presenciais, aprovado com representação do sindicato docente, não prevê a distribuição de equipamentos de proteção para a comunidade acadêmica como condicionante para o retorno. “O que mudou?”, questionaram.

 

A resposta é simples. A assembleia, como espaço máximo de decisão da categoria que está acima de qualquer encaminhamento da diretoria, considerou necessária uma nova avaliação sobre o retorno presencial nas condições até então estabelecidas. É mais do que legítimo, é incontestável! A diretoria da Adufs também não nega a legitimidade do Plano de Retomada das Atividades Presenciais, documento este que teve participação na construção coletiva, mas não o compreende como uma limitação para a tomada de decisões democráticas que podem se seguir a partir das instâncias soberanas da categoria. Diante das informações apresentadas pelo sindicato, a Administração colocou um fator novo na mesa que será levado à plenária.


A informação transmitida durante a reunião pelo pró-reitor de Administração e Finanças, Carlos Eduardo Cardoso de Oliveira, confirmada pelo reitor, Evandro do Nascimento, e pela vice-reitora, Amali Mussi, sobre a possibilidade real de aquisição de máscaras faciais para o corpo docente, de acordo com a demanda, em um prazo mínimo de 60 dias, respeitando as etapas administrativas, apontam para um cenário propositivo. Segundo a Administração Central, já existe disponibilização de máscaras para os setores que pode ser ampliada a partir das demandas que devem vir dos colegiados e departamentos.


Leia mais

Leia Também