Atividades presenciais trazem desafios à comunidade acadêmica, mas, antes, requerem do governo e da administração da Uefs condições seguras para o retorno

22/02/2022

Ouvir a matéria:

A retomada das atividades acadêmicas no formato presencial para o semestre letivo 2022.1 da Uefs é um desafio para todos, perante a complexidade das ações necessárias à mitigação dos riscos de contaminação pela Covid-19 e à salvaguarda da vida não só da comunidade interna, mas da população de Feira de Santana e de diversas cidades que circula no campus. O momento pede ainda cautela se consideradas a desigualdade no ritmo em que a vacinação avança em diferentes regiões do país, a detecção de novas variantes no Brasil e a rápida transmissibilidade da variante Ômicron, que também refletem na Bahia e em Feira de Santana, indissociadas desta realidade. A diretoria da Adufs participa das ações inerentes ao retorno, que fora aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da universidade, em reunião realizada no dia 21 de outubro de 2021. A diretoria também alerta que, além de atentos aos cuidados individuais, trabalhadores e estudantes devem cobrar do governo Rui Costa e da Administração Central da Uefs condições seguras para a retomada. Os trabalhos se iniciam no dia 7 de março.

 

O retorno minimamente seguro e com a garantia das condições de trabalho e estudo prevê a adoção de protocolos e de um conjunto de medidas sanitárias. Algumas demandas foram encaminhadas ao longo das reuniões das comissões e do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e constam no Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Uefs. Outras, que levam em consideração as orientações deste Plano e são estabelecidas através de protocolos específicos definidos, por exemplo, em conjunto com as coordenações de espaços, setores e administradores das empresas contratadas, precisam ser amplamente divulgadas para conhecimento de todos os membros da comunidade acadêmica, independentemente do setor onde estudem ou trabalhem e, no caso da comunidade externa, independentemente de onde são atendidos.

 

A reunião do Consepe está marcada para a próxima quarta-feira (23), mas a retomada presencial das atividades não está na pauta; o que é, no mínimo, estranho! O encontro da semana que vem seria uma excelente oportunidade para a administração da Uefs expor informações sobre protocolos específicos, além de apresentar uma análise conjuntural das condições sanitárias para o retorno.

 

Leia mais.

Leia Também