Semana Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes será realizada em Brasília

07/12/2021

Ouvir a matéria:

A proximidade com o término de 2021 que costuma ser o momento de aprovação de pautas bombas no Congresso Nacional, demanda a intensificação dos protestos em Brasília contra a aprovação da Proposta de Emenda Complementar (PEC) 32. Para compor a luta em defesa das instituições públicas, o Sindicato Nacional realizará a Semana Nacional de Luta de 06 a 10 de dezembro, com o tema Em Defesa da Educação Pública e Contra os Cortes, discutindo a importância da recomposição orçamentária e financiamento adequado da educação pública.


Os sucessivos cortes no orçamento das instituições públicas de ensino superior têm sido um grande desafio para a continuidade das atividades nas universidades. O aumento da precarização da atividade docente, principalmente durante a pandemia, é flagrante. Diversas universidades precisaram parar suas atividades e muitos projetos devem ser interrompidos em 2022. Menos da metade do recurso previsto para 2021 foi executado, apesar das recorrentes denúncias de inanição financeira. Para muitas universidades federais não foi possível sequer fazer o pagamento de despesas básicas para manutenção dos serviços de água, luz e limpeza.


A programação do Andes-SN para discutir estas questões na defesa da autonomia das universidades para gerir os recursos e ampliação do repasse, inclui atos culturais, debates, mesas redondas, intervenções artísticas, exibição de filmes e rodas de conversa. As atividades fazem parte da campanha "Defender a Educação Pública, essa é a nossa escolha para o Brasil" que foi aprovada em setembro deste ano".


Os recorrentes protestos em defesa das instituições públicas contrários à PEC 32 têm surtido efeito junto aos parlamentares, que não têm conseguido pautar a discussão. É importante finalizar o ano de 2021 com pressão na capital federal, já que existe a compreensão de que os/as parlamentares evitarão indisposição com pautas antissociais em pleno ano de eleições.


Acesse o Calendário de Atividades do Andes-SN.

Leia Também