Diretoria do ANDES-SN presta depoimento sobre ato racista

23/11/2021

Ouvir a matéria:

Imagem: Andes-SN

Dirigentes do ANDES-SN prestaram depoimento sobre o caso de racismo que servidoras e servidores públicas/cos sofreram, na última terça-feira (16), durante ato contra a reforma Administrativa no Aeroporto de Brasília. O grupo com sete docentes e um advogado da Assessoria Jurídica Nacional foi à Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou contra a pessoa idosa ou com deficiência (DECRIN), na capital federal, para abertura da queixa. 

 

Dentre as pessoas atingidas pelos lixos jogados por um homem ainda não identificado está a 2ª vice-presidenta do ANDES-SN, Zuleide Queiroz, que também esteve na delegacia. Até o momento, o indivíduo que jogou lixo no grupo ainda não foi identificado.  Em nota, o ANDES-SN destaca que uma queixa-crime foi aberta por racismo na DECRIN, exigindo a apuração dos fatos narrados pelos servidores e pelas servidoras. Além disso, a nota ressalta os esforços do Sindicato Nacional, que há 40 anos constrói uma agenda de lutas e, ao longo do tempo, incorporou questões e pautas do movimento negro, como adoção de cotas raciais, cartilhas de orientação à categoria na luta contra o racismo e de denúncia ao racismo institucional e estrutural nas universidades, institutos e Cefets. 

 

Na manhã da última terça-feira, (16), Zuleide Queiroz, junto com outros servidores e servidoras públicos/as estavam em um ato, no aeroporto de Brasília, contra a PEC 32. Durante o discurso sobre a importância do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e cobrando respostas ao assassinato de Marielle Franco, um homem, ainda não identificado, jogou lixo no local em que a 2ª vice-presidenta do Sindicato Nacional, acompanhada de uma banda musical de Matriz Africana, estavam; atingindo a docente e integrantes da banda.

 

Fonte: ANDES-SN, com edição

Leia Também