XIV Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia tem início nesta quarta (24)

23/11/2021

Ouvir a matéria:

Começará nesta quarta-feira (24) e seguirá até a próxima sexta (26) o XIV Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. Serão três dias de discussões intensas sobre os desafios impostos pela atual conjuntura e de definição das ações a serem realizadas nos próximos anos pela categoria. Para participar da atividade, que será online, o professor precisa preencher o formulário de inscrições até esta terça (23). (Clique aqui no formulário). O link para acesso à sala virtual será enviado ao e-mail cadastrado 15 minutos antes do início da atividade. 

 

Durante a atividade, os participantes estarão divididos em grupos de trabalho (GTs) para um estudo conjunto dos quatro eixos temáticos que norteiam os debates do Encontro, que são: salário, financiamento, autonomia, além de Política de retirada de direitos e reformas. O eixo salário, por exemplo, cuja elaboração do conteúdo ficou sob a responsabilidade da diretoria da Adufs, revela que no governo Rui Costa a categoria amargou a maior perda salarial dos últimos 30 anos. Soma-se ao rebaixamento dos proventos, o cerceamento dos direitos trabalhistas, estrangulamento do orçamento das universidades, que também sofrem com ataques à sua autonomia, mais a aprovação de reformas que prejudicam o servidor público, como as quatro já realizadas na Previdência Estadual. 

 

Apesar do agravamento das condições de trabalho e estudo nas universidades estaduais, o governo Rui Costa demonstra ignorar a importância destas instituições na socialização do conhecimento, produção de pesquisas, formação acadêmica de milhares de pessoas e a oportunidade de um futuro melhor para o conjunto da sociedade. Ainda assim, a diretoria da Adufs, em conjunto com as demais associações docentes, segue firme na defesa da educação pública na Bahia, denunciando os desmandos cometidos do governo estadual e cobrando respostas à pauta de reivindicação.

 

Programação do XIV Encontro

O tema do XIV Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, que será sediado pela Adusb, é "Universidade, trabalho e vida". A mesa de abertura será às 17h, com as presenças da coordenadora do Fórum das ADs, Ronalda Barreto, de representantes da Regional Nordeste III do ANDES-SN, Secretaria Executiva Estadual da CSP-CONLUTAS, movimento estudantil e do Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico-Administrativos das universidades estaduais baianas. Em seguida, inicia-se a mesa sobre o tema Conjuntura.

 

No segundo dia (25), os participantes juntam-se em quatro grupos de trabalho (GTs) para debater os eixos e definir propostas para a luta conjunta em defesa da educação superior pública. As sugestões advindas de cada um desses espaços de discussão serão organizadas através de relatórios, apreciados em uma Plenária Final no terceiro e último dia da atividade (26).

 

O Encontro é aberto à participação dos professores da Uefs, Uesb, Uneb e Uesc. É fundamental que a categoria das quatro instituições públicas de ensino superior se faça presente, pois a atividade configura-se como importante espaço político do Fórum das ADs de debate e definição do plano de lutas para os próximos anos. O último Encontro aconteceu em 2017. 

 

Veja a programação

Leia Também