Diretoria da Adufs reforça convite à participação no Encontro dos Docentes. Prazo para inscrição termina na próxima terça (23)

19/11/2021

Ouvir a matéria:

Entre os dias 24 e 26 deste mês será realizada, em formato remoto, a décima quarta edição do Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. É fundamental que a categoria das quatro instituições públicas de ensino superior se faça presente, pois a atividade configura-se como importante espaço político do Fórum das ADs de debate e definição do plano de lutas para os próximos anos. Para garantir a participação, o professor precisa preencher o formulário de inscrições até a próxima terça-feira (23). (Clique aqui no formulário). O link para acesso à sala virtual será enviado ao e-mail cadastrado 15 minutos antes do início da atividade. A programação será divulgada em breve.

 

A mesa de abertura do XIV Encontro dos Docentes das Ueba será 17h, com as presenças de representantes da coordenação do Fórum das ADs, da Regional Nordeste III do ANDES-SN, Secretaria Executiva Estadual da CSP-CONLUTAS, movimento estudantil e do Fórum dos Sindicatos dos Servidores Técnico-Administrativos das universidades estaduais baianas. Em seguida, inicia-se a mesa sobre o tema "Conjuntura".

 

No dia seguinte (25), Grupos de Trabalho (GTs) se reúnem para discutir dois dos quatro eixos norteadores do Encontro, que são: salário, cujo texto foi de responsabilidade da Adufs, e financiamento. No último dia das atividades (26), outros GTs debatem os eixos autonomia e política de retirada de direitos e reformas. A partir das 20h15 do dia 26, ocorrerá a Plenária Final com a apresentação dos relatórios vindos dos grupos. O Encontro dos Docentes das Ueba acontece a cada dois anos. O tema desta edição, que será sediada pela Adusb, é "Universidade, trabalho e vida".

 

"Temos muitas pautas a serem negociadas com o governo Rui Costa. Além da luta pela retomada da mesa de negociação, uma conquista da greve de 2019, precisamos exigir dos gestores estaduais o reajuste salarial, ampliação do orçamento das universidades, revogação da lista tríplice para a indicação de reitores das universidades e respeito ao processo democrático interno; cumprimento dos direitos trabalhistas, entre outros pontos. O contexto atual requer força para o enfrentamento. Por isso, precisamos nos manter ainda mais unidos e articulados e participarmos do Encontro", disse Álvaro Alves, diretor da Adufs.

Leia Também


Nota de Pesar

Com profundo pesar, a diretoria da Adufs comunica o falecimento, nesta madrugada (3), da mãe da professora Lia d'Afonsêca Pedreira de Miranda, lotada no Departamento de Ciências Biológicas da ...

Saiba mais