Categoria reúne-se para elaborar ações do movimento docente na Bahia

17/11/2021

Ouvir a matéria:

A política para o próximo período será debatida e elaborada no XIV Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, a ser realizado entre os dias 24 e 26 de novembro, a partir das 19h, em formato remoto pela plataforma zoom. Espaço histórico do Fórum das ADs, a atividade fortalece e unifica as lutas em torno da autonomia universitária, violação de direitos, melhores salários e condições de trabalho, orçamento e, neste ano, do retorno presencial. Para participar é necessário preencher, até a próxima terça-feira (23), o formulário de inscrições. (LINK).

 

No dia 25 deste, os docentes sistematizarão as propostas advindas dos GTs para apreciação na plenária final. O tema desta edição é "Universidade, trabalho e vida". A participação é aberta a todos os professores da Uefs, Uesb, Uneb e Uesc. A atividade, cuja programação será divulgada nos próximos dias, é realizada a cada dois anos pelo Fórum das ADs. 

 

A  14ª  edição do encontro ocorrerá em um contexto de aprovação de reformas que entregam o estado à iniciativa privada, provocando o sucateamento dos serviços públicos prestados gratuitamente à população, a destruição dos direitos do funcionalismo e o confisco nos salários dos servidores. Também prevalecem graves ameaças à democracia, soberania, políticas sociais e ambientais, diversas conquistas históricas da classe trabalhadora e, de 2020 até então, com a pandemia da Covid-19, à vida. Conjuntura esta imposta pelo projeto político do governo genocida de Bolsonaro, que em alguns estados brasileiros encontra quem siga a sua nefasta cartilha. Na Bahia, por exemplo, o governador Rui Costa investe em projetos que estrangulam financeiramente as universidades, cerceia direitos garantidos por lei ao servidor e reduz o seu poder de compra.

 

"No XIV Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia, nos reuniremos para pensar o cotidiano nas instituições diante da atual conjuntura, considerando as especificidades existentes em cada uma delas e para amadurecer a discussão sobre as pautas da categoria. Na Bahia, Rui Costa põe em prática alguns projetos do governo federal, a exemplo do subfinanciamento das Ueba e o descumprimento dos direitos trabalhistas. Justamente por isso, amargamos a maior perda salarial dos últimos trinta anos!", disse Álvaro Alves, diretor da Adufs, reforçando a importância de os docentes participarem da atividade deste mês e endossarem a luta.

 

O XIV Encontro será sediado pela diretoria da Adusb. 

Leia Também