Encontro das Ueba no fim de novembro debaterá salário, violação de direitos, financiamento e autonomia universitária

27/10/2021

Ouvir a matéria:

No final de novembro será realizado o Encontro dos/das Docentes das Universidades Estaduais da Bahia. O Encontro é um momento importante de fortalecimento da categoria para construção de estratégias para o movimento docente, principalmente, por conta do contexto de perdas significativas que os/as docentes vêm enfrentando no governo Rui Costa (PT) que dá continuidade às políticas de arrocho salarial e demais formas de precarização das condições trabalhistas já praticadas pelo seu antecessor Jacques Wagner.

As Associações farão um debate de temas de interesse da categoria. A Adusb ficará responsável pela discussão do tema violação dos direitos; A Adusc fomentará o debate do tema financiamento, já a Aduneb discutirá autonomia. A Adufs promoverá o debate do tema salário.

Recentemente, a Adufs divulgou um estudo realizado pelo professor Gean Santana, diretor do sindicato, que denuncia o alto nível de precarização a que estão submetidas as carreiras docentes sob a gestão de Rui Costa: "Os professores receberão, em dezembro deste ano, 66% do salário pago em janeiro de 2015, considerando uma estimativa inflacionária de 10,5% para 2021. É como se ganhassem R$ 100 em janeiro de 2015 e em 31 de dezembro de 2021 recebessem, apenas, R$ 64".


Leia a publicação na íntegra.

Leia Também