Luta contra privatização e combate à pandemia marca aniversário de 33 anos do SUS

21/09/2021

Ouvir a matéria:

O Sistema Único de Saúde (SUS) completou 33 anos no último domingo (19). Considerado o maior programa de saúde pública do mundo, a importância do órgão para o brasileiro ficou ainda mais evidente nos anos de pandemia, bem como a necessidade da luta contra sua privatização. Atualmente, 150 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS. Ou seja, sete em cada dez brasileiros só têm acesso a tratamentos de saúde através do sistema público. Além disso, o SUS realiza atendimentos primários e cirurgias complexas, fornece vacinas e remédios gratuitamente e atende vítimas de acidentes pelo SAMU.

 

A saúde pública no Brasil enfrenta diversos problemas. Na mira dos governos, o SUS sofre com o subfinanciamento, sucateamento, má gestão e corrupção. A estratégia tem como objetivo a privatização e o fim do atendimento gratuito. A Reforma Administrativa (PEC 32) é atualmente a principal ameaça. O texto, que deverá ser votado na Comissão Especial, na Câmara dos Deputados, nesta semana, retira do governo a obrigação de arcar com a saúde dos cidadãos e a entrega para os empresários do setor.

 

"É preciso fortalecer o SUS e seu caráter público e universal, com ações articuladas entre a Atenção Básica e Vigilância em Saúde. Também temos de lutar pela revogação da EC-95", conclui Rosália Fernandes, integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e servidora em Natal (RN).

 

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também