Em demonstração de afeto na luta, diretoria da Adufs distribui brindes do Fórum das ADs

06/09/2021

Fórum das ADs

Ainda que as tensões inerentes ao espaço da disputa política pela pauta junto ao governo limite o diálogo descontraído entre os docentes, a diretoria da Adufs entende que cultivar afetos também faz parte da luta. Empenhada em oportunizar momentos de troca e subjetividade, os diretores da seção sindical, juntamente com os diretores das demais associações de professores das universidades estaduais baianas, incluíram um momento para a distribuição de brindes aos professores na campanha de mídia do Fórum das ADs.

 

Para atender aqueles que estão lotados na Uefs haverá entrega nos dias 9 e 10 deste mês, das 9h às 14h, em um toldo montado ao lado da Adufs, e no pórtico da Uneb, bairro Cabula, em Salvador, das 10h às 14h do dia 10. Quem for comparecer aos pontos de entrega dos brindes deve apresentar qualquer comprovante de identificação com foto e um contracheque. 

 

Os diretores das associações docentes escolheram e arrumaram os brindes com grande empenho, carinho e cuidado. A distribuição obedecerá às medidas sanitárias de segurança estabelecidas pelas autoridades em saúde para evitar a propagação da Covid-19. "Estaremos com máscara, luva e álcool gel e manteremos o distanciamento social durante a entrega dos brindes aos professores. Não podíamos deixar de ter este momento com a categoria, mesmo que em uma conjuntura tão difícil. Cultivar afeto e criar lugares nos quais as pessoas possam falar de afeição as fortalece, nos diversos espaços de atuação, além de favorecer a identificação de problemas comuns e a luta conjunta por melhorias", disse Álvaro Alves, diretor da Adufs. 

A campanha de mídia do Fórum das ADs foi lançada em agosto deste ano, com o tema "Professoras e professores na linha de frente". As associações docentes enfatizam o papel desempenhado pela categoria nas universidades, principalmente em relação à pandemia, através do desenvolvimento de pesquisas científicas, estratégias de combate à doença e prestação de serviços de saúde, inclusive para auxiliar a população no tratamento da Covid-19 e de outros problemas de saúde decorrentes da doença. Nas quatro universidades baianas, as associações docentes estão empenhadas em ações informativas de combate às fake news, distribuição de alimentos, máscaras, álcool gel e outros insumos que contribuem com os protocolos de segurança. O projeto foi lançado com um vídeo-manifesto narrado pelo ator baiano João Miguel. Em outubro, terá início a divulgação da terceira e última etapa da campanha, que ainda estuda a distribuição de alguns itens para a população carente.

Outdoor, busdoor, card, spot de rádio e vídeo continuarão dando visibilidade às ações do Fórum das ADs. Ainda que os docentes sejam fortemente atacados pelos governos estadual e federal, que se alinham na defesa da retomada das aulas presenciais, mesmo  que as unidades de ensino não tenham estrutura para garantir as condições sanitárias ideais à saúde de todos e a população não esteja totalmente imunizada, a campanha endossa o valoroso trabalho desenvolvido pela categoria durante toda a pandemia, apesar de acontecer em situações atípicas e em condições precarizadas no modo remoto

As peças publicadas e mais informações sobre a campanha de mídia podem ser visualizadas no site www.professoresnalinhadefrente.com.br ou www.professorasnalinhadefrente.com.br e nas contas da campanha no Facebook e no canal do YouTube. 

Pressão

Além de dialogar com a população, a campanha de mídia do Fórum das ADs reforça as denúncias sobre o descaso do governo Rui Costa para com as universidades estaduais baianas e os servidores públicos. As instituições públicas de ensino superior da Bahia são penalizadas há anos com contingenciamento de recursos do orçamento, comprometendo até o pagamento de despesas essenciais ao funcionamento dessas instituições. Os servidores têm seus direitos desrespeitados, sofrem com a imposição de reformas na Previdência que aumentam o tempo de serviço e a taxa de contribuição previdenciária e desde 2015 não recebem o reajuste inflacionário. Com o salário congelado e sem o reajuste linear, o poder de compra do docente é cada vez menor. 

 

O Fórum das ADs segue aberto ao diálogo e insistentemente reivindica reuniões com o governo Rui Costa para negociar a pauta de reivindicações que, aliás, é velha conhecida dos gestores públicos porque reapresenta itens abordados em 2019, com atualizações. Dois encontros já foram desmarcados de última hora pelos representantes de Rui Costa e o compromisso deles, de reagendá-los, jamais foi cumprido. 

Leia Também