Docentes da Uefs paralisam as atividades na próxima quarta-feira (18) e reforçam Greve Geral em dia nacional de protestos

14/08/2021

Ouvir a matéria:

Na próxima quarta-feira (18), os docentes da Uefs suspenderão as atividades acadêmicas realizadas remotamente para endossar o dia nacional de mobilização, com Greve Geral. O encaminhamento foi aprovado em assembleia. Nesta data, servidores públicos de todo o país irão às ruas em defesa da vida e dos serviços públicos. Em Feira de Santana, um ato público está programado para às 15h, no estacionamento da agência dos Correios, localizada na Avenida Presidente Dutra. O protesto no município é organizado pela Frente Fora Bolsonaro Feira de Santana, da qual a diretoria da Adufs faz parte. 


Os servidores públicos federais, estaduais e municipais lutam para barrar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, chamada Reforma Administrativa. A Reforma, que deve ser votada no Congresso até setembro, representa o fim da estabilidade para 90% dos servidores públicos, vínculos de trabalho precários, destruição do Regime Jurídico Único, desmonte dos serviços públicos essenciais à vida da população, transferência de recursos públicos para a iniciativa privada e possibilidade de demissões arbitrárias e sem direito à ampla defesa. Também é grande a possibilidade da possível perseguição política. 


Diversas categorias de trabalhadores também se somam ao protesto. Centrais sindicais brasileiras e integrantes da campanha Fora Bolsonaro também farão, no dia 18 de agosto, um amplo dia de luta. Na pauta, reivindicações como: agilidade na vacina para a população; auxílio emergencial de, no mínimo, R$ 600; garantia de empregos; manutenção dos direitos da classe trabalhadora; contra a reforma da Previdência, as privatizações e a fome no país; e a defesa das liberdades democráticas.

 

Leia mais informações sobre o protesto do dia 18 de agosto. 

Leia Também