Adufs indica coordenador do maior estudo epidemiológico sobre a Covid-19 no Brasil para Aula Magna

10/08/2021

Ouvir a matéria:

Arquivo Pessoal

"O papel das universidades e da ciência em tempos de autoritarismo e negacionismo" será o tema da Aula Inaugural que marcará o início do semestre letivo 2021.2 da Uefs. Sugerido pela diretoria da Adufs, a transmissão ao vivo ocorrerá na próxima terça-feira (17), às 10h. O palestrante será Pedro Rodrigues Curi Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e coordenador da maior pesquisa epidemiológica sobre coronavírus no Brasil, o estudo de Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 (Epicovid). A Administração da Uefs divulgará o link que dará acesso à sala virtual nos próximos dias.

 

A discussão sobre o tema reforça a luta do movimento docente em defesa da ciência e da educação pública superior, que apesar de terem sua importância escancarada neste grave momento de crise sanitária, seguem fortemente atacadas pelo progressivo desmonte e subfinanciamento impostos pela política negacionista e criminosa do governo Bolsonaro, líder de movimentos anti-vacina e defensor do uso de medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada para o combate da Covid-19.

 

Em se tratando da ciência e tecnologia, o último corte de recursos feito pelo governo de Jair Bolsonaro agravou drasticamente uma situação que, há anos, já era tida como crítica. No orçamento para 2021, a área sofreu redução de 28,7% em relação aos recursos executados em 2020, ficando com apenas R$ 8,36 bilhões. O desprezo do governo brasileiro pela ciência tem gerado efeitos catastróficos para o Brasil, em diferentes áreas, e compromete todo o conhecimento produzido durante décadas.

 

Além de sufocar financeiramente a ciência e a educação pública, o governo Bolsonaro coage pesquisadores que criticam a condução da pandemia no país, como aconteceu com Pedro Rodrigues Curi Hallal. Este ano, o docente teve de assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por criticar o governo Bolsonaro durante uma live. Hallal também denuncia que as equipes do Epicovid que coletavam testes para o estudo foram detidas e agredidas e o material de testes destruído.

 

Pedro Rodrigues Curi Hallal é doutor em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e realizou estágio pós-doutoral no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres. Atuou como Reitor da UFPel entre 2017 e 2020. É docente associado da Universidade Federal de Pelotas no curso de graduação em Educação Física e nos programas de pós-graduação em Educação Física e Epidemiologia. Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013. É Editor-Chefe do Journal of Physical Activity and Health.

Leia Também