Fórum das ADs lança campanha em defesa da ciência e dos docentes das universidades estaduais baianas

03/08/2021

Ouvir a matéria:

O Fórum das ADs lança nesta terça-feira (3), a campanha de reconhecimento e defesa da ciência e dos profissionais da educação das universidades estaduais da Bahia, altamente demandados a partir de 2020, com a chegada da Covid-19 no país. O tema da campanha é "Professoras e professores na linha de frente". 


A campanha está dividida em três fases. Nestas, alerta que diante da maior crise humanitária, política e social que afeta a população, há também a crise de informação, esta última agravada pelas Fake News. Potencializada por polêmicas na internet, a negação da ciência incentiva as pessoas a não usarem máscaras e álcool em gel, a se expor em aglomerações, a recusar a vacinação e, até mesmo, ingerir medicamentos sem eficácia científica comprovada. Por outro lado, a campanha ressalta que a cultura do negacionismo é combatida somente através da ciência e da educação, que vem das salas de aula, laboratórios e dos grupos de pesquisa das universidades. E à frente de todos esses elementos estão professores e professoras que desde o início da pandemia não pararam de trabalhar e lutam diariamente pela manutenção e avanço do conhecimento nas mais diversas áreas, como saúde, educação e mobilidade urbana, promovendo melhoria da qualidade de vida de toda a população.


Ainda conforme destaca a campanha, a valorosa contribuição das universidades públicas à vida da população está ameaçada por conta da política de sucateamento da educação pública superior aplicada pelos sucessivos governos. O governo Bolsonaro recrudesceu esses ataques e, na Bahia, o governo Rui Costa segue a mesma cartilha, na medida em que reduz os recursos destinados para custeio e investimento das universidades. 


Através de vídeo, site, cards, live, outdoor, busdoor, spots de rádio, entre outras peças de comunicação, o Fórum das ADs amplia a crítica ao projeto político de subfinanciamento das instituições e de ataque aos docentes e exige o compromisso dos gestores com a preservação deste importante patrimônio do povo baiano.


Acesse https://professorasnalinhadefrente.com.br e https://professoresnalinhadefrente.com.br e conheça mais sobre a campanha. 


Leia Também