Nota do Fórum das ADs sobre o decreto estadual de retorno presencial na educação

15/07/2021

Ouvir a matéria:

O Brasil se encontra no epicentro da pandemia da Covid-19, com 536 mil mortes e sem nenhuma perspectiva de aceleração da vacinação. Diariamente, surge na CPI da Covid mais informações sobre superfaturamento e corrupção na aquisição de vacinas pelo governo federal. Cada vez fica mais claro que a política negacionista do governo Bolsonaro pouco se importa com a vida da população, procurando de todas as formas assegurar os lucros dos grandes empresários, não avançando no auxílio emergencial digno para os trabalhadores e trabalhadoras e não implementando um lockdown que contenha o avanço do vírus. Além disso, a pressão pela queda de Jair Bolsonaro aumenta nas ruas com a presença cada vez maior de pessoas nos atos realizados por todo o país nos dias 29M, 13J e 3J, com possibilidade de um grandioso ato no próximo 24J.   

É neste contexto que o Governador da Bahia, Rui Costa, acaba de autorizar a retomada do retorno presencial das aulas no Estado. De forma "híbrida", no momento em que 24.910 vidas foram perdidas em todo o estado em razão da Covid-19. O governo do Estado não realizou, no período de suspensão das atividades presenciais, um investimento maciço para equipar as escolas e universidades com as condições de biossegurança necessárias para receber os professores, técnico- administrativos e alunos, que fazem parte de uma população em que apenas 50,1% foi vacinada. A vacinação setorial da população não garante a diminuição da disseminação do vírus, pois, pessoas vacinadas podem continuar transmitindo o vírus. No entanto, Rui Costa já anuncia que os profissionais da educação que não retornarem ao trabalho terão seus salários cortados, demonstrando mais uma vez o tratamento desrespeitoso dispensado aos servidores públicos estaduais, de forma novamente autoritária e se alinhando à política negacionista de Bolsonaro.

O Fórum das ADs vem manifestar o seu profundo repúdio a mais uma atitude truculenta de Rui Costa, que não estabelece nenhum diálogo com a categoria docente, não apresenta um planejamento adequado para o retorno presencial das aulas e pode ser responsável pelo aumento do número de mortes no Estado. Nos solidarizamos com todos os docentes da rede pública do ensino fundamental e médio, que não aceitam retornar às atividades presenciais sem as garantias mínimas de biossegurança. Nas universidades estaduais continuaremos defendendo as deliberações do ANDES-SN de compromisso com a defesa da vida e da vacinação de todos e todas como condição para o retorno presencial das atividades da educação, além da garantia de medidas de biossegurança em todos os espaços institucionais. 


#Vacina Para Todos Todas


#7%daRLIparaasUEBA


#Educaçãonãoémercadoria


14 de julho de 2021


Fórum das Associações de docentes das universidades estaduais da Bahia


ADUFS, ADUNEB, ADUSB, ADUSC

Leia Também