Dia Mundial do Meio Ambiente: no Brasil, uma data para denunciar a destruição ambiental sob Bolsonaro

07/06/2021

O dia 5 de junho é celebrado internacionalmente como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data em que governos e empresas divulgam mensagens demagógicas em defesa da natureza, mas que movimentos ambientalistas, anti-capitalistas e anti-imperialistas utilizam para denunciar a crise ambiental e a responsabilidade do capitalismo no colapso em curso no planeta.

 O mundo assiste a uma acelerada de degradação ambiental, que é reflexo da exploração capitalista, cada vez maior. Uma degradação que se reflete em crises alimentares e climáticas em diversos países; na destruição de florestas e biomas; na contaminação dos oceanos e da terra; na perda acelerada da biodiversidade em todo o planeta. A atual pandemia que, está relacionada à devastação de ambientes naturais é uma demonstração do avanço desse processo. Situações que, principalmente, acabam por resultar no aumento da pobreza e piora das condições de vida da classe trabalhadora, notadamente os mais pobres.
A causa determinante para o aumento dessa degradação e das desigualdades sociais é o modelo de produção e consumo capitalista, guiado pelo lucro. Isso porque o aumento da acumulação capitalista exige uma produção crescente de mercadorias e a exploração desmedida da natureza (na forma de matérias-primas e outros produtos), impedindo-a de se recompor.

Leia mais no site da CSP-Conlutas.
 

Leia Também