UEFS completou 45 anos nesta segunda (31)
01/06/2021
Nesta segunda (31), a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) completou 45 anos. Desde a sua criação, a UEFS se consolidou como uma universidade de excelência responsável pela formação de milhares de pessoas, transformando o município de Feira de Santana em um dos polos nacionais de desenvolvimento de ensino, pesquisa e atividades de extensão em benefício da comunidade.
A história da UEFS ao longo destas quatro décadas e meia foi fortemente impactada pelas políticas econômicas de desmonte da educação. Com a redução gradativa de recursos orçamentários para o desenvolvimento de suas atividades, o processo de sucateamento penaliza a estrutura física, os direitos trabalhistas de docentes e demais funcionários e a formação dos estudantes.
Apesar disso, sob forte defesa de todos os setores, a universidade tem resistido aos constantes ataques e mantém seu nome entre as principais instituições do país. Fechada desde março de 2020, com o início da pandemia, a UEFS completa mais um ano em meio a mobilizações nacionais que tem também a defesa da educação na sua centralidade.
Os protestos do dia 29 de maio que levaram milhões de brasileiros e brasileiras às ruas, pediram pela vida que está sob risco iminente com uma possível aprovação do PL 5595/2020 que pode tornar a Educação atividade essencial. Diante dos 45 anos de lutas e conquistas da UEFS, reforçamos nossas palavras de ordem: “Essencial é a Vida!”
Que tenhamos vida e saúde para lutar por muito mais anos de UEFS, contra o desmonte da Educação e em defesa de toda a comunidade acadêmica que faz dessa Universidade um espaço de lutas, sonhos e realizações!