Live comemorativa marca os 40 anos da Adufs

18/05/2021

Na última sexta (14), a Adufs completou 40 anos de sua criação e a data foi celebrada com muita música, depoimentos marcantes e homenagens ao sindicato durante uma live marcada por muita emoção. Estiveram presentes ex-diretores (as) de gestões passadas, foram exibidos depoimentos com saudações de representantes do Andes-SN, CSP-Conlutas, Sintest, Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). A live contou ainda com uma atração musical, o artista local Guimeo se apresentou durante o evento tornando a noite ainda mais especial.

Logo na abertura, foi exibido um vídeo com texto de autoria do professor Eurelino Coelho, que remonta a história dos 40 anos da Adufs através de momentos marcantes, enfatizando a importância das mobilizações coletivas e da união com os demais setores da universidade. A Adufs que nasce como resposta ao autoritarismo do governo que, sem aviso prévio, extinguiu a Fundação Universidade Feira de Santana, desde os primeiros passos foi forjada na luta e, desde então, permanece firme na resistência em defesa da Educação, pelos direitos dos/das docentes, dos trabalhadores e trabalhadoras em geral e pelas liberdades democráticas.

Além disso, a programação também contou com a exibição de um vídeo em homenagem às mulheres que, ao longo dessas quatro décadas fazem parte da trajetória de lutas, enfrentamentos e resistência do sindicato. Paridade de gênero foi um dos temas discutidos abertamente na live, além da conjuntura política atual, os desafios para a construção de uma unidade na luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadores em geral, os impactos da pandemia na universidade, na vida dos docentes e nas mobilizações. Vale a pena conferir as reflexões necessárias que se seguiram durante toda a live através das vozes de algumas das pessoas que estão cotidianamente fortalecendo o sindicato. O vídeo com a Live na íntegra pode ser assistido no canal da Adufs no YouTube e no Facebook.
 

Leia Também