Adufs participará do Dia Nacional de Lutas

18/05/2021

Nesta quarta (19), as atividades dos docentes da UEFS estarão paralisadas por decisão da Assembleia realizada na última quarta (12) que encaminhou a decisão de que o sindicato participasse das mobilizações pelo Dia Nacional de Luta A Educação Precisa Resistir: Vacina, Pão, Saúde e Educação. Além da programação elaborada pelo Andes-SN que inclui realização de live, twittaços e projeção de imagens em vias públicas, em Feira de Santana, serão também pregadas faixas em pontos estratégicos da cidade.

Entre as bandeiras defendidas pelo movimento que é um encaminhamento da reunião dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior do ANDES-SN (Iees/Imes e Ifes), está a luta contra a aprovação do PL 5595/2020 que pretende tornar a Educação serviço essencial; a defesa pela recomposição dos orçamentos das universidades que sofrem sucessivos cortes num evidente processo de sucateamento das instituições públicas de ensino; a defesa dos serviços público, do direito dos servidores e servidoras, contra a Reforma Administrativa que pretende diminuir ainda mais a presença do Estado comprometendo a sobrevivência, sobretudo, da população pobre e preta que depende exclusivamente desses serviços; e pela revogação da Portaria 983 do MEC que precariza os direitos trabalhistas de docentes dos Institutos Federais e Cefet ao transformar a hora-aula em hora-de-relógio, comprometendo as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Na trágica conjuntura sociopolítica atual em que milhares de pessoas perdem a vida todos os dias por um vírus que ganha ainda mais força destrutiva diante das ações genocidas do governo federal, o Fora Bolsonaro/Fora Mourão são outras palavras de ordem que estarão presentes nas mobilizações que devem ocorrer em todo o país.

Diante dos graves números de contaminação em Feira de Santana em todo país que, após um breve período de queda, voltou a registrar alta, os atos estarão concentrados, em maioria, pelas redes sociais. Confira a programação e participe, curtindo, comentando e compartilhando as postagens referentes ao Dia Nacional de Luta:

08 horas – Instalações de Faixas na Passarela do Cidade Nova; Passarela do Terminal Central; Viaduto da João Durval; Viaduto da Mária Quitéria; UEFS e Avenida Rio de Janeiro

09 às 13 horas – Live do Andes – O Andes-SN estará ao vivo das 9h às 13 horas, com uma Live que contará com inserções de diversas seções sindicais. Será uma atividade dinâmica que deve mostrar atos em execução em diversos pontos do país.

11 e 17 horas – Twittaços – Para além de colocar em evidência as hashtags #aEducaçãoPrecisaResistir, #EssenciaéaVida, #NãoAoPL5595 que devem ser compartilhadas em todas as publicações. Importante ainda no twittaço é pressionar os senadores para que sejam contrários ao PL 5595 que entrará em votação na Casa. Na Bahia, especialmente, contamos com os senadores Otto Alencar, Angelo Coronel e Jaques Wagner. Acesse os seus perfis oficiais no instagram (@ottoalencar, @angelo.coronel e @jaqueswagner) e pressione-os pelo voto contra o PL 5595/2020. Volta às aulas presenciais, somente com vacinação para todos e todas.

A partir das 12 horas - Entrevistas para rádios locais.

A partir das 18 horas – Projeção em Brasília – À noite, novamente voltaremos com uma live pelo canal do Andes-SN que mostrará ao vivo projeções das bandeiras de luta deste Dia Nacional de Lutas na Esplanada ou Museu Nacional, em Brasília.
 

Leia Também