Adufs participará de mobilizações, nesta quarta (19), pelo Dia Nacional de Luta A Educação Precisa Resistir

17/05/2021

A próxima quarta (19) será marcada por mobilizações em todo o país, enfatizando o Dia Nacional de Luta "A Educação Precisa Resistir": Vacina, Pão, Saúde e Educação. A mobilização foi uma decisão coletiva encaminhada na reunião dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior do ANDES-SN (Iees/Imes e Ifes), realizada na última sexta (14), que reunirá Associações Docentes vinculadas ao Andes-SN, sindicatos, trabalhadores/as da Educação e centrais sindicais contra o PL 5595- Educação não é serviço é direito. Entre as bandeiras de luta estarão ainda o Fora Bolsonaro e Mourão – Em defesa da vida; Pela recomposição dos orçamentos; Contra a Reforma Administrativa (PEC 32) e Pela revogação da Portaria MEC 983/2020. A paralisação dos/das docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) neste dia (19) foi um encaminhamento da Assembleia realizada na última quarta (12).

A defesa da educação, dos serviços públicos e dos trabalhadores e trabalhadoras da educação está na centralidade das mobilizações. O PL 5595, que pretende tornar essencial as atividades de Educação, se aprovado, colocará em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, discentes e toda a população ao levar para as ruas milhares de pessoas, superlotando os transportes públicos e impedindo a existência do distanciamento social como medida de segurança para conter a transmissão do vírus. Além de aumentar o grau de contaminação dentro das instituições de ensino que contam com condições precárias de higiene que já são parte do processo de sucateamento ao qual estão submetidas.

Os sucessivos cortes de orçamento nas universidades estão levando as instituições a uma situação de inanição financeira. Na última semana, a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRB) publicou artigo informando que, por falta de orçamento para pagar despesas básicas, a universidade corre o risco de fechar no segundo semestre. Esta situação não se restringe à UFRJ. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o orçamento discricionário para 2021 teve um corte de pelo menos R$ 1 bilhão.

Para completar o processo de precarização da atividade docente, a Portaria 983/2020 do MEC tende a inviabilizar atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão para professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), ao determinar o aumento da carga horária docente ao modificar o sistema de contagem de hora-aula para hora de relógio, ou seja 60 minutos. Além disso, impõe o mínimo de 14 horas de relógio semanais para docentes em tempo integral.

O Fora Bolsonaro, Fora Mourão é uma defesa necessária e urgente para conter a onda de retrocessos, autoritarismo, miséria, fome e mortes que avança pelo país. O Brasil que já contabiliza mais de 430 mil vidas perdidas na pandemia, continua sem direção nacional, com uma liderança que deliberadamente realiza ações genocidas e contrárias às liberdades democráticas.

Por isso, a Adufs convida todas e todos para estarmos juntos nessa campanha nacional em defesa da vida. Diante do cenário pandêmico que compromete a realização de ações nas ruas, as redes sociais são fortes aliadas para pressionar parlamentares a se unirem no enfrentamento em defesa dos serviços públicos e pela vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Durante toda esta quarta (19), seções sindicais de todo país estarão engajadas em mobilizações que precisam ser compartilhadas para que as publicações adquiram o impacto necessário e sejam visualizadas pelo maior número de pessoas.

Live: O Andes-SN estará ao vivo das 9h às 13 horas, com uma Live que contará com inserções de diversas seções sindicais. Será uma atividade dinâmica que deve mostrar atos em execução em diversos pontos do país.

Twittaço: Às 11h e 13h está previsto um twittaço para além de colocar em evidência a hashtag #aEducaçãoPrecisaResistir que deve ser compartilhada em todas as publicações. Importante ainda no twittaço é pressionar os senadores para que sejam contrários ao PL 5595 que entrará em votação na Casa. Na Bahia, especialmente, contamos com os senadores Otto Alencar, Angelo Coronel e Jaques Wagner. Acesse os seus perfis oficiais no instagram (@ottoalencar, @angelo.coronel e @jaqueswagner) e pressione-os pelo voto contra o PL 5595/2020. Volta às aulas presenciais, somente com vacinação para todos e todas.


Projeção: À noite novamente voltaremos com uma live pelo canal do Andes-SN que mostrará ao vivo projeções das bandeiras de luta deste Dia Nacional de Lutas na Esplanada ou Museu Nacional, em Brasília.

Fiquem atentos (as) às nossas redes e acompanhem as mobilizações do Dia Dia Nacional de Luta "A Educação Precisa Resistir": Vacina Pão, Saúde e Educação. Somente por meio de enfrentamento e resistência poderemos conter os graves danos que a gestão Bolsonaro/Mourão tem provocado na Educação, nos serviços públicos como um todo e na sobrevivência de trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores.
  

Leia Também