Reunião com governo discute metodologia para negociação da pauta salarial

04/12/2012

Após adiamento, ocorreu na segunda-feira (03) a “reunião técnica” marcada pelo governo para acontecer dia 29 de novembro. Com a presença do Fórum das ADs, do Andes SN, do reitor da Uefs e, por parte do governo, dos representantes da SEC, Serin e Saeb, a conversa se restringiu à necessidade de se estabelecer uma metodologia para a negociação salarial envolvendo a incorporação do restante da gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) e o reajuste de 28%.

Na ocasião, a professora Zózina Almeida, coordenadora do Fórum das ADs, contextualizou a história de luta da categoria e o processo que originou a negociação. Disse também que os professores estavam mobilizados e citou, inclusive, a definição de um novo calendário de mobilização para o semestre de 2013.1, que foi retirado do XI Encontro dos Docentes das Ueba. 

Os representantes das ADs se manifestaram explicitando que a proposta da categoria é que a negociação de cada um dos itens seja separada, ainda que interdependentes, pois consideram que a incorporação do restante da CET (24,97%) já está conquistada, restando apenas definir o cronograma. A reivindicação é que ela seja feita de uma única vez. Já a reivindicação do reajuste de 28% nos salários é que de fato vai ser negociada a partir de agora, sendo relativa à pauta de 2012.

Inicialmente, houve uma certa dificuldade em se estabelecer esta metodologia, mas, ao final, ficou acertado que na próxima reunião, prevista para 18 de dezembro, ambas as partes apresentarão seus dados e cálculos de maneira a comparar alguns cenários, principalmente porque a proposta do governo é fechar uma negociação válida por dois anos.

O Fórum das ADs irá se reunir no dia 14 deste mês, às 9h, na Adufs, quando fará uma avaliação da conjuntura, do XI Encontro, definirá os indicativos para novos encaminhamentos da luta e preparará a apresentação segundo a metodologia proposta para a próxima “reunião técnica”.

Gean Santana, coordenador da Adufs, avaliou o momento como positivo, já que a reunião é resultado da pressão e da articulação do MD das Ueba. “Temos que referenciar nossa discussão com base no vencimento salarial bruto”, acrescentou a professora Maslowa Freitas, também presente na reunião, informando que, segundo o governo, o reajuste linear do mês de janeiro ficará entre 4,7% e 5,2%.

Surpreendentemente, Adriano Tambone, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), disse que “2013 será um ano impreciso”, reconhecendo ser “assustador” que, até o momento, não se tenha ainda uma previsão, fazendo referência ao cenário econômico e que “há uma expectativa mediana por parte do governo”.   

Nesta quarta-feira (5), a Adufs realiza duas assembleias: a primeira às17h, onde será avaliado o indicativo de greve e retirados os delegados ao 32º Congresso do Andes e, a segunda, acontece às 17h40 para dar posse à nova diretoria da Adufs, eleita para a gestão 2012/2014. Ambas serão no Auditório 4, Módulo VI.

Leia Também