Secretaria Executiva amplia debate sobre a situação internacional e nacional e reforça importância das lutas

07/10/2020

“Iramar, herói na estrada, foi caminhoneiro, ajudou o Brasil. Joana Maria, bisavó gentil, e Katia Cilene, uma mãe dedicada. Lenita Maria era muito animada, baiana de escola de samba a sambar. Margarida Veras amava ensinar, era professora bondosa e presente. Se números frios não tocam a gente, espero que nomes possam tocar.”

A reunião ampliada da SEN (Secretaria Executiva Nacional) da CSP-Conlutas que aconteceu virtualmente neste sábado (3) teve início com homenagem aos mais de 145 mil mortos por covid-19 no Brasil por meio da apresentação da música “Inumeráveis” de Chico César e Bráulio Pedroso. A reunião contou om 187 inscritos.

Após a homenagem, a exposição inicial deu um panorama da conjuntura internacional desde o início da pandemia. Apresentada pela integrante da organização francesa Solidaires, Nara Cladera representou a Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas, organização da qual a CSP-Conlutas faz parte.

Taxativa, Nara abordou o quanto a covid 19 expôs ao mundo o desmantelamento do Estado promovido pelo capitalismo neoliberal nos diversos países ao “não conseguir proteger as respectivas populações principalmente na área da saúde, mas também não atenderam as necessidades em diversos serviços públicos”. A dirigente alertou ainda que a precipitação na reabertura por pressão de setores econômicos vem provocando uma segunda onda da Pandemia na França e em outros países europeus.

Leia o relato da reunião completo no site da CSP-Conlutas.
  

Leia Também