Plenária do Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas lança carta com ações de luta

10/09/2020

O Fórum Sindical, Popular e de Juventudes de Luta pelos Direitos e pelas Liberdades Democráticas realizou no último sábado (5), de forma virtual, a Plenária Nacional dos Trabalhadores em Educação.

O encontro contou com a participação de 220 representantes de entidades, movimentos e coletivos – integrantes do Fórum -, que debateram o ensino remoto, a organização da luta contra a volta às aulas presenciais e o Ensino a Distância (EAD) e, também, a construção do I Congresso Mundial da Educação, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 de setembro.

"A Plenária Temática do Fórum sobre Educação foi realizada juntamente com a Conferência Preparatória para o Congresso Internacional da Educação. Houve convidados internacionais, sendo que quatro fizeram falas de 10 minutos, sendo eles Fernando Abrego, da Assoprof do Panamá, Pedro Hernandez, da CNTE do México, Isabel Vargas, da UNE do Equador e Carlos Rivero, Federação Nacional de Docentes do Ensino Secundário do Uruguai", conta Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN.

Durante a plenária foram destacados, também, os ataques gerais à classe trabalhadora e ao povo, como a destruição das políticas sociais, das empresas públicas, do serviço público e dos direitos dos servidores, com a reforma Administrativa e o projeto de lei Future-se, que cria um fundo de natureza privada para financiar as universidades, institutos federais e Cefet de todo o país. Além do Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa), enviado ao Congresso Nacional pelo governo Bolsonaro, que contém duros cortes nas áreas sociais.

Leia a matéria completa no site do Andes-SN.

Leia Também