Jornada Nacional de lutas é marcada por atos e ações pelo país

14/07/2020

A Jornada Nacional de Lutas, realizada de 10 a 12 de julho, foi marcada por atividades em fábricas, canteiros de obras, unidades da Petrobras e outros locais de trabalho, assim como protestos e carretas em várias regiões do país. Essas ações fizeram parte do lançamento da campanha unitária por “Fora Bolsonaro. Impeachment, já” cujo objetivo é se contrapor à política genocida do governo federal no combate à pandemia.

A unidade em torno da campanha unitária pelo Fora Bolsonaro é composta por partidos políticos como PT, PSOL, PSTU, PCdoB, UP, PCB, PCO, PSB, PDT e Rede, centrais sindicais como CUT, Força Sindical, CSP-Conlutas, CTB, Intersindical Central – Intersindical Instrumento de Luta, UGT, CSB, CGTB e Nova Central, mais as Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, Torcidas Organizadas, entre outros.

A Central mantém também a luta contra o racismo e o genocídio do povo pobre; a defesa das bandeiras dos trabalhadores em serviços essenciais por garantia de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e condições de trabalho; além da denúncia da retirada de direitos da classe trabalhadora, que amarga o desemprego e os trabalhos precários. A Central denuncia ainda o aumento da violência nas periferias, contras as mulheres e o genocídio dos povos indígenas.

Como parte da campanha, foi protocolado nesta terça-feira (14) o pedido de impeachment elaborado pela iniciativa unitária. Novas mobilizações estão sendo indicadas para o dia 7 de agosto, que será antecedido pelo dia 25 de julho, Dia Latino e Caribenho das Mulheres Negras, data em que ocorrerão protestos.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.

Leia Também