Nota da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) sobre atividades de Ensino a Distância (EAD) na Uefs

05/05/2020

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana – Adufs, mais uma vez, vem por meio desta nota, informar que permanece atenta acerca das ações de repercussão nacional, estadual e regional sobre o modelo de ensino superior de Educação a Distância – EAD. Um pouco antes da pandemia do Covid-19 ocorrer, a Administração Superior da Uefs disponibilizou, para a apreciação nas instâncias acadêmicas, uma minuta de resolução, permitindo em até 20% o cumprimento das disciplinas no formato EAD nos cursos de graduação. Durante este processo, fomos surpreendidos com o Covid-19 e terminamos o semestre letivo 2019.1 no modelo EAD, uma vez que faltavam somente 15 dias, aproximadamente, para o término do semestre.

O ocorrido não anula o quanto somos contra este modelo de ensino remoto. Além da possibilidade de ter tido a qualidade do ensino comprometida, tivemos relatos de muitos docentes concernentes a questões como: dificuldade em desenvolver e aplicar métodos remotos; dificuldade no manuseio de ferramentas, programas e máquinas; falta de acesso à tecnologia, envolvendo desde o acesso à internet à falta de computadores; saúde física/emocional; dificuldades em esclarecimento de dúvidas e orientações de conteúdo, bem como critérios de correção das atividades e avaliações.

A administração suspendeu o semestre 2020.1, mas tem acenado com a possibilidade de desenvolver atividades no formato EAD e, para isso, disponibilizou um diagnóstico direcionado aos docentes e discentes no sentido de obter informações sobre as condições em que estas atividades possam ser desenvolvidas. A Adufs reitera a sua preocupação com as questões acima levantadas, no que diz respeito às dificuldades de acesso aos equipamentos, preparo técnico e capacitação dos docentes e discentes e do acesso à tecnologia, mas também ressalta a força de outros interesses que sempre se apresentam quando o debate é a Educação a Distância no Brasil e no mundo: a educação como mercadoria, a venda de produtos e tecnologias, inclusive de pacotes de conteúdos, a precarização e intensificação do trabalho docente, a flexibilização da carreira, o reforço na suspensão dos concursos públicos e de redução do orçamento, entre outros. Assim, com esta Nota, estamos alertando a categoria para os perigos que se aproximam, para além dos já vivenciados por todos nós com os sucessivos governos estaduais e federais. Diante do exposto, a Adufs reitera a importância de as Instituições de Ensino Superior exercerem suas atividades de forma EXCLUSIVAMENTE presencial, valorizando o ambiente da sala de aula e do contexto universitário como um cenário rico de interação contínua e diversidade, contribuindo, não apenas no diz respeito ao ensino de qualidade e na formação de profissionais, como também em estimular a construção de princípios e valores fundamentais para a vida. Assim, em consonância com o Andes-SN, nosso sindicato nacional, defendemos a manutenção da suspensão do semestre acadêmico 2020.1, até a volta da normalidade das atividades acadêmicas, e reafirmamos nosso compromisso com a saúde e a educação pública, laica, gratuita e de qualidade.

Feira de Santana (Ba), 5 de maio de 2020.

Atenciosamente,

Diretoria da Adufs
 

Leia Também