Centrais sindicais organizam atividades para o dia 1º de maio

28/04/2020

Neste ano, o Dia Internacional dos Trabalhadores será marcado de forma diferente. As Centrais Sindicais e movimentos sociais vão realizar a manifestação do 1º de Maio em formato inédito, através de uma live pela internet e redes sociais. Maneira de manter total respeito ao isolamento social imprescindível ao combate do coronavírus, sem esquecer a importância desta data para a classe trabalhadora.

A CSP-Conlutas parte da prioridade de que é urgente reunir amplos setores da sociedade numa campanha por “Fora Bolsonaro e Mourão”. O 1º de Maio, sob o tema “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”, também denunciará os ataques do governo Bolsonaro à democracia ao defender a ditadura militar.

A garantia de estabilidade no emprego e a não aplicação da perversa MP 936 pelas empresas estão na pauta de reivindicações da data. Ao invés de aplicar medidas provisórias para retirar direitos e salários, os governos federal, estaduais e municipais deveriam coordenar a fabricação de respiradores, ventiladores e máscaras nas empresas que não tem a produção voltada para serviços essenciais e garantir todas as condições para o combate à pandemia.

“Também defendemos a suspensão do pagamento da Dívida Pública, a taxação de fortunas e fim do Teto dos Gastos para garantir investimento imediato para saúde, pesquisa, tecnologia e áreas sociais”, afirma o integrante da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também