MP 905 deixa de ser votada no Senado

22/04/2020

O impasse era grande, mas obtivemos uma vitória neste primeiro momento. O presidente Jair Bolsonaro foi obrigado a revogar a MP 905 (medida provisória), que seria votada na segunda-feira (20).

Uma campanha nacional foi travada no país, reunindo entidades do mundo do trabalho e do campo social, organizações de trabalhadores e diversas categorias de base. De norte a sul circulou a campanha #CaducaMP905.

Mas, a luta não acabou. O presidente ao revogar a medida anunciou que pretende reapresentá-la ao Congresso Nacional. O que é uma grande manobra. Sob forte pressão das bases dos senadores nos estados, lideranças de partidos no Senado já haviam anunciado que não votariam a MP na segunda (20). Para que a pauta não caducasse, a única saída do governo foi a revogação. Agora, ele poderá reeditar as partes que mais lhe interessam para desregulamentar o trabalho no Brasil.

Apesar de não ter sido votada no Senado e isto ser uma vitória dos trabalhadores e uma derrota do governo Bolsonaro, a CSP-CONLUTAS defende que todos fiquem atentos.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição.   

Leia Também