Protesto do dia 18 é suspenso, mas paralisação continua

17/03/2020

Diante da pandemia causada pelo Coronavírus no país, as centrais sindicais da Bahia, em conformidade com o encaminhamento das entidades nacionais, orientam que nesta quarta-feira (18) não sejam feitos atos de rua. A data foi definida como Dia de Lutas, Protestos e Paralisações em defesa dos serviços públicos, do emprego, direitos e democracia. No entanto, a indicação é que a paralisação aprovada para esse dia, por diversas categorias, seja mantida.

O dirigente da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas, Atnágoras Lopes, destacou que paralisações já estão previstas em diversas categorias e que isso deve se espalhar pelo país. “Façamos um dia nacional de greves e paralisações rumo à construção de uma Greve Geral, única forma de barrar os ataques de Bolsonaro, dos governos estaduais e municipais e garantir nossas reivindicações”.

O dia 18 de março foi convocado pelo ANDES-SN e pelas centrais sindicais do país após o presidente Jair Bolsonaro incitar a população a ir às ruas no dia 15 de março a favor dos militares e do governo e pela dissolução do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). “A atitude do presidente é um desrespeito ao princípio de separação e autonomia entre poderes e um risco à democracia”, disse André Uzêda, diretor da Adufs.  

Leia Também