Outdoors em Brasília denunciam ataques do governo Rui Costa

11/03/2020

Os professores das universidades estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc) colocaram dois outdoors na capital federal. A peça, cujo título é “Vergonha! Na Bahia, governador Rui Costa copia a reforma da Previdência de Bolsonaro”, foi colocada em vias de acesso e saída do Aeroporto Internacional de Brasília.

O outdoor é mais uma ação dos docentes para expor os abusos cometidos pelo governo contra a carreira e a educação pública superior. A mais recente foi a aprovação, às pressas, da nefasta Reforma da Previdência. Além disso, direitos trabalhistas, como a garantia do regime de Dedicação Exclusiva (DE), são negados. Há seis anos, a categoria não recebe reajuste linear e as perdas salariais já chegam a 35,5%. As promoções e progressões são encaminhadas lentamente.

Além do ataque aos direitos trabalhistas, as universidades estão com o pires na mão. Os recursos aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) não atendem às demandas de ensino, pesquisa e extensão. Para piorar a situação de penúria das universidades, o valor aprovado para a rubrica de manutenção e investimento das instituições não é repassado integralmente pelo governo. Em se tratando da Uefs, o valor contingenciado a cada mês chega a 30%.

Os outdoors em Brasília não só denunciam os desmandos do governador da Bahia em nível nacional, como também desgasta a imagem do gestor neste cenário, uma vez que evidencia a semelhança do seu governo à administração do governo de Bolsonaro. Aqui na Bahia, as Reformas do governo federal ou foram feitas antes das realizadas em Brasília ou são reproduzidas fielmente pelo Executivo e Legislativo baianos.   

Leia Também