Servidores públicos fazem marcha contra a reforma da Previdência

04/02/2020

A chuva forte que caiu na capital baiana, seguida de sol forte, na manhã de terça-feira (4), não intimidou a saída da marcha dos servidores públicos baianos. O protesto foi contra a sanção da reforma da Previdência e a truculência do governo Rui Costa durante o processo de aprovação da proposta. Os manifestantes concentraram-se na praça do Campo Grande e seguiram até a praça da Piedade, onde fizeram uma mobilização e interromperam o trânsito de veículos com o objetivo de chamar a atenção da população. A Adufs esteve presente ao ato.

Adufs esteve presente ao ato

Ao longo da marcha, os manifestantes falaram palavras de ordem e condenaram a reforma da Previdência aprovada pela maioria dos deputados, que, servis ao governador Rui Costa, foram favoráveis à proposta sem ao menos discutir com a categoria. Os servidores também denunciaram a retaliação que policiais civis vêm sofrendo, após protesto ocorrido na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), no dia 31 de janeiro, quando foi aprovada a reforma. Nas falas, alguns manifestantes ainda criticaram o forte aparato policial usado pelo governo, inclusive com a presença do Batalhão de Choque da Polícia Militar, para retaliar, naquela data, na Casa do Povo, os servidores.

A marcha foi organizada pelo Fórum das Entidades Sindicais de Servidores Públicos, que reúne diversas categorias do funcionalismo público baiano. Um novo protesto está marcado para a próxima sexta-feira (7), na praça da Piedade.  

Leia Também