Adufs participa do Encontro da Regional Nordeste III

25/11/2019

Nos dias 22 e 23 de novembro, na Adusc, em Ilhéus, foi realizado o 57º Encontro da Regional Nordeste III do ANDES-SN. Representantes dos professores, estudantes e técnico-administrativos das quatro universidades estaduais baianas, além da CSP-Conlutas discutiram variados temas. Pela Adufs estiveram presentes os diretores André Uzêda e Jucelho Dantas, além da professora Neima Oliveira. O tema central foi “Ataques à universidade pública: o direito ao conhecimento e à liberdade de pensamento”.

Fizeram parte dos temas discutidos, a “Reorganização da classe trabalhadora” e “Contrarreformas neoliberais e os ataques ao serviço público: (Future-se, EC 06)”. No sábado (23) houve a plenária de encaminhamentos do 64º Conad. Entre os palestrantes presentes às mesas foi consenso que o contexto atual imposto pelo governo Bolsonaro é de retirada de direitos e de congelamento de salários dos trabalhadores. Esses também registraram a necessidade de discutir um novo modelo político-econômico para o país.

Jucelho Dantas, diretor da Adufs, informa que o encontro fez uma análise minuciosa sobre o Programa Future-se, do governo federal. “O Future-se quer fazer do professor um empreendedor e abrir as portas das universidades públicas para as OS. A autonomia das universidades estará ameaçada. Além disso, há o estímulo ao produtivismo docente, o que colabora com o adoecimento da categoria”, analisou o professor.

Dantas ainda destacou que no evento foram tratadas discussões importantes sobre a conjuntura nacional do país. “Alguns palestrantes defenderam que o atual grupo político ocupa a Presidência da República porque a esquerda não construiu um nome e porque o PT não se mobiliza em torno da esquerda, mas dialoga com a ala do centro-direita e até da direita. Para esses, essa é uma política eleitoreira”, acrescentou. 

Leia Também