Fórum das ADs fará reunião para definir os próximos passos da luta

25/11/2019

Os diretores das associações docentes estarão reunidos em breve com o objetivo de discutir os novos rumos do movimento docente. Na ocasião, irão avaliar as assembleias realizadas na última semana nas quatro universidades. A diretoria da Adufs, em conjunto com o Fórum, entende que diante dos ataques do governo Rui Costa à carreira e ao orçamento das universidades estaduais é necessário definir um calendário de mobilização.

Um dia de paralisação das atividades acadêmicas pela garantia da Dedicação EXcluisva (D.E), contra o descumprimento do acordo por parte do governo e pela publicação das promoções e progressões já fora aprovado pela assembleia da Adufs. O encaminhamento foi que a diretoria discuta a proposta da paralisação no Fórum das ADs, que deve definir a data da mobilização para as quatro universidades.

Durante as duas últimas semanas, a coordenação do Fórum das ADs tem tentado contato com o governo Rui Costa para cobrar respostas quanto à presença de secretários na mesa permanente de negociação. O governo, no entanto, não se manifesta e as discussões na mesa permanente não avançam.

Para a diretoria da Adufs, a postura do governo com o regime de Dedicação Exclusiva (D.E.) demonstra a política de desmonte das universidades estaduais e a incapacidade ou, até mesmo, a indisposição deste em entender a importância da indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. As mudanças de regime de trabalho, incluindo D.E., foram o primeiro ponto a ser pautado na mesa de negociação permanente entre o movimento docente e o governo. 

Leia Também