Encontro aborda desafios do Sindicato Nacional

14/11/2012

Organizar atividades conjuntas em defesa do Sindicato Nacional na luta pela valorização do trabalho docente e da educação pública. Foi com esse objetivo que o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) realizou o VI Encontro Intersetorial, entre os dias 9 e 11 de novembro, em Brasília. A Adufs foi representada pelos professores Delmar Carvalho e Joselisa Chaves.

Os participantes discutiram os desafios do Sindicato Nacional para a contínua construção da entidade, com o objetivo de reforçar o papel na defesa dos direitos dos docentes e a do ensino público de qualidade. Também foram abordadas formas de resistência frente aos ataques dos governos e de fortalecimento da luta.

Marinalva Oliveira, presidente do Andes-SN, destacou que tudo o que foi feito pelo governo Lula e, agora, pela presidente Dilma, faz parte de um movimento de desconstituição de direitos dos trabalhadores para diminuir os riscos ao capital. “Isso interfere na educação no momento em que o governo faz a opção por uma expansão desordenada do ensino, de fazer mais por menos, que aparece em programas como o Fies, Prouni, Reuni e EAD”, disse.

A presidente ainda defendeu a inserção do Andes-SN nas lutas mais gerais e o fortalecimento e enraizamento da CSP-Conlutas nos estados, bem como observou que o objetivo do encontro foi aprofundar a análise sobre a atuação do Sindicato frente a esses ataques e definir ações que possam contribuir para o plano de lutas que será votado no próximo congresso do Andes-SN, a ser realizado no Rio de Janeiro em março de 2013.

Estiveram presentes no VI Encontro Intersetorial 126 docentes de 50 secções sindicais do Sindicato Nacional.

Leia Também