Reunião ampliada indica convocação de nova assembléia para 20 de novembro

14/11/2012

Por falta do quórum regimental - às 17h45 havia 48 assinaturas na lista de presença e não as 53 necessárias -, a assembléia não pode ser instalada. Porém, os presentes e a diretoria da Adufs decidiram realizar uma reunião ampliada e discutir a pauta. Foi informado sobre a audiência com o governo no dia 18 de outubro e o indicativo do Fórum das ADs de alterar o local do Ato Público previsto para o dia da paralisação, em 22 de novembro. Não houve questionamento quanto esta alteração, motivada pela avaliação do Fórum das ADs, na reunião do dia 9 de novembro, que levou em consideração o fato de que duas reuniões agendadas para a negociação referente ao reajuste salarial e, no entanto, a questão orçamentária continua pendente.

A realização do Ato Público em frente a Alba servirá para denunciar o estrangulamento orçamentário nas universidades, promovido pelo governo Wagner, chamando a atenção sobre seus efeitos deletérios na qualidade do trabalho acadêmico. Além disso, será um momento em que as entidades representativas da comunidade universitária entregarão um documento aos deputados reivindicando que façam emendas ao projeto aumentando o montante dos recursos em conformidade com a reivindicação de que, pelo menos, 7% da RLI sejam destinados às Ueba.

O que se tem no momento é o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) na Assembleia Legislativa (Alba), encaminhado pelo Executivo, onde, para 2013, o orçamento para as quatro Ueba será de R$ 903.403.640 milhões, em relação a uma previsão de R$ 18.535.158.792 bilhões da Receita Líquida de Impostos (RLI). Desta forma, o percentual sequer alcança os 5% anunciados pelo governo, ficando em 4,87%.  

“Mesmo o governo agendando duas reuniões técnicas que antecipam a instalação da mesa setorial de negociação com o MD, é necessário que os professores continuem mobilizados. Nós não confiamos nesse governo.”, disse o professor Jucelho Dantas, coordenador da Adufs, lembrando que a luta da categoria com o governo não se restringe apenas a salário, mas ao aumento do orçamento para as Ueba e autonomia das universidades.

Ao final da reunião ampliada, e observando que na lista constavam 66 assinaturas, ficou decidido que a diretoria da Adufs convocará nova assembléia para a próxima terça-feira (20), às 17h. na ocasião serão eleitos os representantes para o XI Encontro dos Docentes das Ueba, que acontecerá entre 30 de novembro e 2 de dezembro.

Leia Também