No mês de janeiro sede da Adufs funcionará em horário especial
Durante o mês de janeiro a sede da Adufs funcionará em horário especial, das 08h às 13h.
Alunos da Uefs fizeram uma mobilização no pórtico da universidade, nesta quinta-feira (31), com bloqueio do acesso ao campus. A categoria reivindica bolsa-alimentação integral para os novos discentes da residência universitária; maior fiscalização, por parte da Administração Central, do sistema de cotas para acesso à instituição, e discussão da Minuta do Cancelamento de Vaga, mais conhecida como Minuta do Jubilamento. O reitor Evandro do Nascimento suspendeu o expediente na Uefs.
Sobre a Minuta, os discentes pedem que o documento seja revisto antes da votação no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), marcada para esta quinta-feira (31). Em relação à alimentação integral, os alunos alegam que a refeição foi negada aos novos estudantes neste semestre. Por isso, pedem que o discente tenha garantida a alimentação integral até que haja o lançamento do edital e processo seletivo que dá acesso à Residência Universitária e, consequentemente, às refeições.
Em se tratando do sistema de cotas para acesso à Uefs, os discentes se queixam de pessoas que não são negras, quilombolas e indígena, mas estão utilizando o sistema de cotas de forma fraudulenta para ter acesso à universidade.
Administração da Uefs
Sobre a bolsa-alimentação, o reitor Evandro do Nascimento informou que até esta sexta-feira (1) os estudantes entregarão à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propae) um documento contendo a relação dos estudantes que não tem acesso à refeição integral. Estes passarão por um processo seletivo, que determinará a concessão ou não do benefício.
O reitor também informou que a Administração Central marcará uma data para discutir a Minuta do Cancelamento de Vaga com os estudantes e que até esta sexta (1) dará respostas sobre a pauta relacionada às fraudes no sistema de cotas para acesso à instituição.
Até o momento, não houve acordo e os estudantes seguem com a ocupação do pórtico e bloqueio do acesso ao campus universitário.
A diretoria da Adufs segue acompanhando a situação e entende que política estudantil perpassa pela garantia das condições de acesso e permanência na universidade. Os diretores da Associação também defendem a apuração dos casos de fraude no sistema de acesso via cotas, para que grupos historicamente excluídos sejam contemplados no processo seletivo de acesso aos cursos de graduação da Uefs.
Durante o mês de janeiro a sede da Adufs funcionará em horário especial, das 08h às 13h.
O ANDES-SN disponibilizou o Caderno de Textos do 43º Congresso, que será realizado entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, na cidade de Vitória (ES). Organizado pela Associação de ...
O ANDES-SN divulgou a convocação para as eleições para a próxima diretoria do Sindicato Nacional, gestão biênio 2025/2027. O processo de votação se dará nos dias 7 e 8 de maio de 2023, ...
Em decorrência das festas de fim de ano, a sede da Adufs encerra as atividades de 2024 nesta sexta-feira, 20 de dezembro, e será reaberta em 06 de janeiro de 2025.À toda comunidade acadêmica, ...