Ônibus Salvador X Feira é pauta de nova reunião com a administração da Uefs

28/08/2019

O ônibus que faz o roteiro Salvador X Feira de Santana X Salvador foi tema de reunião entre a diretoria da Adufs e a Administração Central da Uefs. O objetivo foi discutir uma solução para garantir o transporte a todos os servidores que, de segunda a sexta-feira, utilizam o serviço. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest) também estiveram presentes ao encontro, que ocorreu na terça-feira (27).

Durante a reunião, a diretoria da Adufs reafirmou a defesa do ônibus e pontuou a necessidade de os dois veículos previstos no contrato estarem disponíveis no horário e local estabelecidos para as viagens, a fim de assegurar o transporte para todos, independentemente ou não da lotação do segundo ônibus. Após longa discussão e falas dos presentes à mesa, o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, solicitou um prazo para consultar a Procuradoria Jurídica da universidade e verificar, junto ao órgão, no âmbito legal, o que pode ser feito para ofertar ambos os ônibus.

Para a próxima reunião, foi encaminhado que será discutida a formação da comissão de acompanhamento do serviço de transporte entre Salvador e Feira de Santana.

Breve histórico
Constantemente, os docentes da Uefs que utilizam o transporte que faz o referido roteiro reclamam da irregularidade no serviço. De acordo com os servidores, o segundo ônibus só sai da capital baiana após a lotação completa do primeiro e mediante ao quantitativo de cinco servidores (professores e técnicos). Leia mais. O problema já ocorreu duas vezes somente nesta semana.

Segundo a chefe da Unidade de Infraestrutura e Serviços da Uefs (Uninfra), Nadja Ribeiro, o contrato firmado entre a administração da universidade e a empresa prestadora do serviço estabelece que o deslocamento só será realizado se houver número igual ou superior a cinco servidores. A servidora ainda explicou que não pode haver aditivo no contrato para garantir outro tipo de transporte aos professores, analistas e técnico-administrativos, no caso de o segundo ônibus não ter cinco ou mais pessoas, porque o objeto do referido contrato trata-se de deslocamento com ônibus.

A diretoria da Adufs cobrou que a pauta seja resolvida o quanto antes e que os representantes da seção sindical sejam convidados à próxima reunião convocada para discutir os novos encaminhamentos.

Indignada com a situação dos docentes, que planejam suas atividades acadêmicas na Uefs, mas não conseguem concretizá-las em função da ausência do transporte, a diretoria da Adufs manifesta total apoio à reivindicação. Paralelamente, a diretoria tem cobrado à reitoria, através de reuniões, respostas concretas e breves à atual situação. 

Leia Também