Mobilização leva governo a sair do silêncio e marcar reunião para esta terça (30)

29/10/2012

Na véspera da paralisação, o Fórum das ADs recebeu ofício do gabinete do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, marcando uma reunião com o Fórum das ADs para esta terça-feira (30), às 14h30, juntamente com o secretário da Administração, Manoel Vitório. Mesmo com o aceno para negociar, os docentes das quatro Ueba paralisaram as atividades na última quarta (24) e deram mais uma demonstração da capacidade de luta da categoria.

O projeto do governo Wagner de destruição das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), que se expressa no estrangulamento orçamentário, no desrespeito à autonomia e nos baixos salários, foi denunciado pelos professores no dia 24 de outubro. Na Uefs, os docentes paralisaram as atividades acadêmicas e realizaram um ato público no Centro de Feira de Santana utilizando faixas, cartazes e nota pública. As reivindicações da categoria foram apresentadas através da arte dos cordelistas João e José Ramos, conhecido como Caboquinho.

“Estamos nas ruas para mostrar para a sociedade que o governo paga um dos piores salários do Nordeste aos professores das Ueba, que, atualmente, sofrem com recursos insuficientes”, disse Jucelho Dantas, coordenador da Adufs. A paralisação, aprovada em assembleia, contou com a adesão maciça dos professores e demonstrou o nível de insatisfação com a situação. Mesmo com a possibilidade de que as negociações se iniciem no dia 30, a paralisação e o Ato Público já marcados para o próximo dia 22 de novembro, em Salvador, estão mantidos.

DEBATE

Ainda como parte da mobilização do dia 24 de outubro, às 15 horas foi realizado um debate com o tema Estatuto do Magistério Superior e a carreira docente: o que mudar? Foram discutidos diversos aspectos do Estatuto do Magistério Superior, cotejando-o com a proposta do Andes-SN e do PL 4368/2012, enviado pelo governo Dilma ao Congresso Nacional e que reestrutura a carreira dos docentes das Ifes.
Dentre os assuntos debatidos, regime de trabalho, promoção da carreira, benefícios e malha salarial. Foram levantadas várias possibilidades de melhoria dos salários, havendo, entretanto, a compreensão que a prioridade deve ser dada ao aumento do salário-base.

 

Veja o Facebook da Adufs e acompanhe a galeria de fotos do ato público no Centro de Feira de Santana e do debate .

Veja também links de algumas notícias que foram veiculadas na imprensa e entidades sobre a paralisação do dia 24 de outubro.

Correio*

G1

Acorda Cidade

TV Bahia

Bahia Meio Dia

Ba TV

Jornal Folha do Estado

A Tarde

Andes-SN

CSP Conlutas

Leia Também