Moção em repúdio ao Governo Federal e ao Ministério da Educação e moção em solidariedade à comunidade universitária do sistema federal

09/05/2019

Nós, professoras e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), reunidos (as) em assembleia da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs), seção sindical do Andes-SN, no dia 6 de maio de 2019, declaramos nosso mais contundente repúdio às últimas atitudes do governo federal, através do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Em um primeiro momento, o ministro anunciou o corte de 30% das verbas da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba). E diante das diversas manifestações de indignação, Abraham Weintraub, continuando na contramão dos princípios democráticos, anunciou que o corte será extensivo a todo o sistema federal (em alguns casos, em mais de 30%). Os argumentos aparentes para tal ataque beiram o irracionalismo e atingem princípios que sustentam a universidade: autonomia, financiamento público, democracia interna e respeito à liberdade de expressão.

Ao mesmo tempo, expressamos nossa inegociável solidariedade à comunidade universitária do sistema federal. Estamos em greve desde 9 de abril. Temos entre as pautas a defesa de um orçamento condizente com a nossa missão. Sabemos que corte de verbas e o contingenciamento são nefastos. Aqui eles são promovidos pelo governo estadual, na gestão de Rui Costa (PT).

Inscrevemo-nos, portanto, entre aqueles e aquelas que se mobilizam em defesa das universidades estaduais, federais, institutos de ensino, educação básica, em suma, aqueles que defendem a educação pública como parte da luta pelos direitos e conquistas que custaram muito suor e até sangue da classe trabalhadora.

A nossa história é marcada pela resistência aos mais cruéis regimes autoritários. Agora não será diferente. Não nos calarão! Só a luta muda a vida!

09 de maio de 2019

Assembleia da Adufs  

Leia a moção.

Leia Também