Comunidade acadêmica das quatro universidades estaduais faz ato público em Salvador

07/05/2019

Contra os ataques cada vez mais perversos do Governo do Estado, professores, estudantes, servidores técnicos estarão reunidos em um grande ato em defesa da educação pública na Bahia. A mobilização será nesta terça-feira (7), às 8h, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O ato marcará os quase 30 dias de greve sem propostas concretas do Governo do Estado. Na ocasião, o movimento estudantil irá protocolar a pauta de reivindicação junto à Governadoria e à Secretaria da Educação, e os docentes solicitarão uma nova reunião de negociação com o Governo, tendo em vista que o diálogo foi interrompido por este há quase 20 dias.

Estudantes e professores historicamente se unem em defesa da educação pública. Nas universidades baianas não tem sido diferente. Com apoio e respeito mútuos pelas reivindicações específicas de cada categoria, a luta tem sido, sobretudo, por melhores condições para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contemplando todas as questões relativas ao acesso e permanência qualificada, que são fundamentais para o funcionamento pleno das instituições públicas de ensino.

Numa relação horizontalizada, em nome da preservação de direitos adquiridos e em busca de novas conquistas, docentes e discentes mantêm um diálogo franco na construção da universidade, o que destoa completamente da postura autoritária, negligente e cruel do Governo Rui Costa.

Na mais absoluta resistência, o grande ato no CAB mostrará a força da união de categorias, que tem como compromisso maior a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade e não esmorecerá mesmo com as constantes tentativas de destruição das universidades estaduais baianas.

Audiência Pública 

Após reivindicações do Movimento Docente, uma Audiência Pública para discutir o tema Educação Superior no Estado da Bahia e os seus Desafios será realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), sala José Armando, às 11 horas. A audiência foi proposta pelo mandato do deputado do PSOL, Hilton Coelho, e será realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Na ocasião, representantes de cada Associação Docente farão falas sobre a situação da universidade, explicitando questões específicas de cada instituição.

A Audiência Pública é mais uma importante ferramenta de luta conquistada pela categoria, que têm recorrido aos espaços institucionalizados para conseguir a intermediação do diálogo com o governo. As visitas aos gabinetes dos parlamentares são feitas com frequência pelo Fórum das ADs, que tem se mobilizado em diversas oportunidades para conversar sobre a pauta de reivindicações da categoria e a crise nas universidades estaduais baianas.  

Leia Também