Codes repete promessa de agendar reunião para iniciar negociação

23/10/2012

Em uma semana deve ser marcada a instalação da Mesa Setorial de negociação para discutir a campanha salarial 2012. O encontro foi garantido pelo coordenador da Coordenação para o Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Nildon Pitombo, após vigília feita pelos representantes do Fórum das ADs na Secretaria Estadual da Educação (SEC), na última quinta-feira (18).

Durante a reunião, Nildon Pitombo ainda garantiu que foi feito um acordo entre a Codes e a Saeb (Secretaria Estadual da Administração) para desbloqueio de todos os processos de progressão, promoção e mudança de regime de trabalho nas Universidades Estaduais da Bahia, além de ser instituída a comissão para definir um novo quadro docente, a vigorar a partir de janeiro de 2013, pois na Uefs e na Uesb este se encontra esgotado, o que impede as promoções e novos concursos

Também foi confirmada a reunião já definida no Termo de Acordo, assinado ao final da greve de 2011, para o dia 8 de janeiro de 2013. Nela, serão negociados os índices e prazos da incorporação do restante da gratificação por CET (Condições Especiais de Trabalho), quando o Movimento Docente (MD) defenderá que seja concluída em 2013.
    
O professor Jucelho Dantas, coordenador da Adufs, pediu mais empenho e compromisso do governo Wagner com o MD, haja vista que o último prazo estipulado por Nildon Pitombo para receber a categoria, no dia 17 de agosto, não foi cumprido.  “Os professores exigiram que a Secretaria Estadual da Educação (SEC) interceda junto com as demais secretarias do Estado para montar a mesa de negociação. A alegação do governo de que nós temos um acordo salarial até 2013 não justifica o fato de os representantes da administração não negociar com a categoria”, acrescentou Jucelho Dantas, que ainda entregou para o coordenador da Codes um kit da campanha salarial 2012.

Para a surpresa dos professores presentes na reunião, já que o governo do Estado alega dificuldade de investimentos nas Ueba em função da limitação orçamentária para a Educação, Nildon Pitombo informou que existe a possibilidade de expansão das Universidades Estaduais da Bahia nas áreas da engenharia e biotecnologia. “O projeto atende a uma demanda empresarial”, pontuou.


“O governo alega não ter recursos para a expansão das Ueba. Como pode se comprometer com os empresários no que se refere à criação de novos cursos?”, questionou Maslowa Freitas, presente na reunião.  A docente ainda lembrou que o Fórum de Reitores assumiu a pauta de reivindicação do MD e assinou um documento conjunto com a categoria reforçando a aplicação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do Estado para as quatro Ueba, já para o próximo ano.


Também esteve presente na reunião com a Codes, representando a Adufs, o professor Adroaldo Oliveira.

Leia Também