Em protesto, mulheres pedem respeito à vida

10/03/2019

Pedidos de respeito à vida das mulheres, por igualdade de direitos, contra o feminicídio, a opressão, a exploração, o machismo e contra a violência tomaram conta das falas das manifestantes presentes à mobilização realizada em Feira de Santana no Dia Internacional de Luta das Mulheres, na sexta-feira (8). Os professores da Uefs estiveram no ato. A diretoria da Adufs participou da construção da atividade.

Definido por militantes do país como 8M, o protesto reuniu mulheres das zonas rural e urbana do município, que reafirmaram a disposição para a luta em defesa dos direitos, da democracia e da Previdência. Nas falas, as manifestantes também ressaltaram a necessidade de resistir aos retrocessos da equipe de Jair Bolsonaro e de continuar o movimento #Elenão. Foram condenadas a reforma da Previdência proposta pelo governo, as declarações preconceituosas do presidente contra as mulheres, negras (os) e a população LGBTQI e as posições deste sobre a criminalização do aborto

A punição dos culpados pelo covarde assassinato da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes, que completará um ano sem solução, em 14 de março, também foi exigida ao longo de todo o percurso da manifestação. Durante o protesto, as mulheres bradaram firmemente que a vereadora vive nas lutas das diversas categorias e que são resistência aos ataques do governo.

O protesto de sexta (8) contou com representantes de diversas entidades, sindicatos, movimentos sociais, coletivos e partidos políticos. Muitos homens também apoiaram a mobilização realizada em Feira de Santana. “O 8 de Março é um dia de luta, não de celebração. É uma data para memorar a luta de mulheres de todo o mundo em defesa dos nossos direitos, da cidadania, da dignidade e da nossa vida, que é constantemente ameaçada”, pontuou Lorena Carneiro, estudante da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb) e membro do coletivo Levante Popular da Juventude.

No dia do protesto, os manifestantes concentraram-se na praça do Nordestino. Depois, o grupo seguiu pelas avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, sentido a praça João Pedreira, onde houve uma homenagem à vereadora Marielle Franco. A mobilização continuou pela Getúlio Vargas seguiu até a Prefeitura. No paço municipal houve as falas de encerramento do protesto.

Veja as fotos da mobilização no Facebook da Adufs.

Leia Também