Participantes da reunião da Coordenação Nacional discute rumos da luta para 2019

26/11/2018

A Coordenação Nacional da CSP-Conlutas, reunida em São Paulo entre os dias 23 e 25 deste mês, discutiu a preparação da luta para 2019, além de temas da conjuntura nacional, internacional e questões jurídicas. A Adufs foi representada pelo diretor Gean Santana e pela professora Gracinete Souza.

Na pauta, a Reforma da Previdência, as perspectivas com a eleição de Jair Bolsonaro, questões jurídicas e formas de financiamento e auto sustentação das organizações sindicais após as mudanças impostas pela Reforma Trabalhista. Alguns encaminhamentos para a realização do 4° Congresso Nacional da Central, marcado para agosto de 2019, em São Paulo, também foram ponto de debate na reunião. No último dia (25), os presentes apresentaram os relatórios das reuniões setoriais e votaram as resoluções e moções.

Para Gean Santana, a reunião “foi bastante representativa, o que expressa a preocupação dos dirigentes sindicais na condução da luta contra a ofensiva da extrema-direita. Entre as resoluções aprovadas estão o estímulo à criação de Frentes com o objetivo de frear os ataques à classe trabalhadora, além de outras ações que têm o objetivo de estabelecer o diálogo com os trabalhadores nos locais de trabalho e moradia”. A expectativa é que as ações sejam construídas de forma coletiva.

Faz parte do calendário de lutas aprovado no encontro a participação na reunião convocada pelo ANDES-SN para debater a criação de uma frente nacional em defesa dos direitos dos trabalhadores e pelas liberdades democráticas. O encontro será no dia 28 deste, em São Paulo. Também integra o calendário compor as ações e manifestações contra o G-20, em Buenos Aires, no dia 30 de novembro. A proposta é, neste dia (30), organizar atos coordenados nos estados.

Fonte: Adufs, com informações da CSP-CONLUTAS.

Leia Também