Fórum das 12 aponta iniciativas conjuntas de resistência nas universidades estaduais

19/11/2018

Em reunião realizada no dia 8 de novembro, o Fórum das 12 (representação de docentes, estudantes e técnicos) discutiu o atual cenário político estadual e nacional. O Fórum das 12 reforçou a importância da luta unificada contra os ataques dos governos. Após o debate foram indicadas rodadas de Assembleias Gerais Universitárias (AGU) em todas as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) no período de 16 de novembro a 14 de dezembro.

Além das assembleias gerais, os presentes aprovaram a construção de um documento unitário das categorias sobre a situação das Ueba. Os princípios básicos do referido documento tratarão de questões como: pauta estadual, contingenciamento orçamentário, defesa da educação pública e do pensamento crítico. O texto do arquivo será elaborado por uma comissão composta por representações dos docentes, estudantes e técnicos para, futuramente, ser discutido nas assembleias.

Ainda no dia 8 de novembro, durante o período da tarde, as representações das ADs se reuniram para debater a pauta dos professores. Retomando os encaminhamentos das últimas reuniões, foi discutido o documento elaborado pelas Assessorias Jurídicas das associações docentes para a Organização Internacional do Trabalho – OIT. O documento é uma denúncia contra o governo Rui Costa pelos descumprimentos dos direitos trabalhistas. O texto do documento será finalizado até o dia 14 de dezembro e entregue à OIT ainda neste ano. 

Leia mais.  

Leia Também