Fórum das 12 aponta iniciativas conjuntas de resistência nas universidades estaduais

14/11/2018

Em reunião realizada no dia 8 de novembro, o Fórum das 12 (representação de docentes, estudantes e técnicos) discutiu o atual cenário político estadual e nacional. O Fórum das 12 reforçou a importância da luta unificada contra os ataques dos governos. Após o debate, entre os principais encaminhamentos, ficou indicado rodadas de Assembleias Gerais Universitárias (AGU) em todas as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) no período de 16 de novembro a 14 de dezembro.

Além das assembleias gerais, foi aprovada a construção de um documento unitário das categorias sobre a situação das Ueba. Os princípios básicos do referido documento tratarão de questões como: pauta estadual, contingenciamento orçamentário, defesa da educação pública e do pensamento crítico. O texto do arquivo será elaborado por uma comissão composta por representações de docentes, estudantes e técnicos para, futuramente, ser discutido nas assembleias.

“O objetivo das ações é a mobilização e construção da unidade necessária para resistir ao próximo período e lutar pela defesa de nossas universidades” afirmou Sérgio Barroso, coordenador do Fórum das ADs. A próxima reunião do Fórum das 12 será no dia 17 de dezembro, a partir das 9h, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

Fórum das ADs

Ainda no dia 8 de novembro, durante o período da tarde, as representações das ADs se reuniram para debater a pauta dos professores. Retomando os encaminhamentos das últimas reuniões, foi discutido o documento elaborado pelas Assessorias Jurídicas das associações docentes para a Organização Internacional do Trabalho – OIT. O documento é uma denúncia contra o governo Rui Costa pelos descumprimentos dos direitos trabalhistas. O texto do documento será finalizado até o dia 14 de dezembro e entregue à OIT ainda neste ano. 

Fórum das ADs reuniu-se após o Fórum das 12

Foto: Ascom Fórum das ADs 

Além do documento, foi encaminhado reforçar a solicitação de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) sobre “O futuro da educação pública na Bahia”. A proposta das ADs é que esse espaço seja construído coletivamente por todos os setores da comunidade acadêmica: estudantes, servidores e professores.

Desde 2017, o Fórum das ADs cobra intensamente à Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviços Públicos, através de ofícios e reuniões, a necessidade de uma audiência pública sobre o assunto.

Leia na íntegra o pedido de audiência feito ainda em julho de 2017.

Também foi discutida a construção da Etapa Estadual Preparatória para o III Encontro Nacional da Educação (ENE), que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de dezembro, na Uefs, em Feira de Santana. A próxima reunião do Fórum das ADs será na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no dia 17 de dezembro, após a reunião do Fórum das 12.

Leia também o boletim especial de novembro do Fórum das ADs.

FONTE: Ascom Fórum das ADs. 

Leia Também